A Prefeitura de Porto Nacional assina nesta sexta-feira, 11, às 16h, na Escola Municipal Jacinto Bispo, em Luzimangues, a ordem de execução de serviços para a implantação do sistema de videomonitoramento, parte integrante do projeto Smart City. A cerimônia marca o início das obras que vão modernizar a segurança pública no município, com a instalação de 98 câmeras estrategicamente distribuídas na sede e nos distritos de Luzimangues, Pinheiropólis e Escola Brasil.
O projeto, que contou com um investimento de R$ 14 milhões em emenda parlamentar do deputado federal Carlos Henrique Gaguim, representa um avanço significativo na prevenção e combate à criminalidade. As imagens serão monitoradas em tempo real por duas centrais de operação, localizadas em Porto Nacional e Luzimangues, permitindo maior agilidade no atendimento às ocorrências.
Integração com as forças de segurança
O sistema fará o cercamento completo do território urbano do município e distritos, garantindo maior eficiência nas ações preventivas e repressivas. A iniciativa conta com a colaboração da Superintendência de Segurança Pública de Porto Nacional, da Secretaria de Segurança Pública do Estado, além de órgãos como a Polícia Militar, Polícia Civil, 5º Batalhão da PM, Companhia Independente da PM de Luzimangues e a Delegacia Regional de Porto Nacional.
O secretário-executivo de Tecnologia, Garibalde Neto, destacou a importância do novo sistema: “O videomonitoramento será administrado pela nossa Guarda Municipal, com duas centrais operacionais, uma em Porto Nacional e outra em Luzimangues. Isso tornará o atendimento à população muito mais ágil e eficiente".
Deputado Carlos Gaguim destaca parceria
O deputado Carlos Gaguim, considerado um grande parceiro pela gestão municipal, ressaltou a importância do investimento em segurança pública.
“É com grande alegria que anuncio a conquista de 14 milhões de reais para a construção da nossa cidade inteligente em Porto Nacional e seus distritos. Esta emenda extra, que consegui junto ao Ministério das Cidades, permitirá a implementação de um sistema de videomonitoramento abrangente, que vai atender não apenas Porto Nacional, mas também os distritos de Luzimangues, Escola Brasil e Pinheirópolis. O objetivo desse projeto é proporcionar mais segurança e integração para nossa comunidade. Com essa tecnologia, poderemos monitorar as áreas mais vulneráveis e garantir um ambiente mais seguro para todos os cidadãos”, pontuou Gaguim.
Entrega de 15 máquinas de costura industrial via CODEVASF
Por meio de articulação da senadora Professora Dorinha junto à CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), o município realizará, na mesma cerimônia, a entrega de 15 máquinas de costura industrial, avaliadas em R$ 33.369,87, para fortalecer a produção local na Secretaria municipal da Mulher. Os equipamentos incluem modelos como máquinas de costura reta, sacaria, zigue-zague, galoneira, overlock, pespontadeira e interlock, de marcas como Mafran e Singer.
Equipamentos que serão entregues
• 02 Máquinas de costura reta industrial
• 01 Máquina de costura sacaria
• 02 Máquinas de costura domésticas
• 02 Máquinas zigue-zague
• 02 Máquinas galoneiras
• 02 Máquinas overlock
• 02 Máquinas pespontadeiras
• 02 Máquinas interlock