Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Evandro Silva/Secom Porto Nacional

Foto: Evandro Silva/Secom Porto Nacional

A cidade de Porto Nacional comemorou nesse sábado (12) seus 164 anos de emancipação política e 287 anos de fundação, com uma programação cívica que emocionou a população. O evento, realizado na Praça do Centenário, contou com desfiles militares, apresentações culturais e uma homenagem especial à centenária Dona Joana Aires, que completou 100 anos e representou a resistência e tradição do povo portuense.

A manhã de celebrações começou às 8 horas, com o tradicional desfile cívico, que contou com a participação da Banda Municipal de Porto Nacional que abriu o desfile cívico e foi acompanhada pelo Tiro de Guerra 11005, Guarda Municipal, Fanfarra do Colégio Militar (CMIL), Fanfarra da Juventude (projeto inovador da Fundação Municipal de Esporte e Juventude), Projeto COMSAÚDE de Badminton, 22º Batalhão de Infantaria Mecanizado (Exército Brasileiro), Polícia Militar e forças especializadas de segurança e Corpo de Bombeiros.

Para o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, é uma alegria imensa poder celebrar o aniversário da cidade e os 287 anos de história. “De nossa parte, é seguir trabalhando muito para entregar educação de ainda mais qualidade, melhorar a saúde e ter uma economia que gere mais empregos”, pontuou o gestor.

Foto: Evandro Silva/Secom Porto Nacional 

Fanfarra da Juventude celebra projeto

A Fanfarra da Juventude, criada em maio de 2025, realizou uma apresentação muito elogiada pelo público presente. O grupo foi criado pela Fundação Municipal de Esporte e Juventude, sob presidência de Thiago Paulino.

Sob a regência dos instrutores Samuel Pereira Rocha e Kennedy Fernandes, o projeto resgata a tradição dos desfiles cívicos e fortalece a identidade cultural da cidade. “A nossa ideia projeto social voltado para a juventude inclusão social o qual é ocupar a juventude sabendo que eles são o futuro da gente”, frisou Fernandes. 

 Foto: Evandro Silva/Secom Porto Nacional 

Entrega de Micro-ônibus para a Assistência Social

Durante o evento, o prefeito Ronivon Maciel entregou um micro-ônibus adquirido por meio de convênio com o Ministério da Defesa – Programa Calha Norte, viabilizado por emenda parlamentar do deputado federal Eli Borges. O veículo será utilizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, ampliando o atendimento à população.

Dona Joana Aires: 100 Anos

Um dos momentos mais emocionantes da solenidade foi a homenagem à Dona Joana Aires da Silva, que completou 100 anos no dia 20 de julho. Nascida em 1925, na Rua Coronel Pinheiro, no coração do centro histórico de Porto Nacional, Dona Joana é filha de Adelina Fernandes Aires e Diomédio Aires da Silva e representa a memória viva da cidade.

A cerimônia contou com a presença de sua família, autoridades e comunidade, que celebraram sua trajetória com um bolo simbólico, dividido entre os presentes. "Agradeço a todos por esta homenagem. Porto Nacional é minha vida, minha história", declarou a centenária, emocionada.”

Autoridades prestigiam evento

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo:

• Deputado estadual Eduardo Mantoan

• Tenente Coronel Marlene Machado, comandante do 5º BPM de Porto Nacional

• Tenente-Coronel Ribeiro Filho, comandante do 22º BIMEC

• Comandantes do Corpo de Bombeiros

• Vereadores, secretários municipais e lideranças religiosas

O prefeito Ronivon Maciel destacou a importância da data: "Porto Nacional é um celeiro de cultura, tradição e desenvolvimento. Celebrar nossos 164 anos de emancipação e 287 anos de história é honrar nosso passado e construir um futuro ainda melhor para nossa gente".

A festa continua 

Além do desfile cívico, a cidade segue em festa com apresentações artísticas, shows e atividades culturais, reforçando o título de "Capital do Agro e da Cultura". No sábado, foram vários shows, incluindo uma apresentação do cantor gospel Davi Sacer em homenagem ao Dia do Evangélico.

Domingo (13/07) – Data oficial do aniversário   

• Na Orla, a música começa com DJ Lelis;

• Também na Orla Beira Rio, tem dois super shows nacionais: Matheus Fernandes e Forró Sacode

• Luzimangues: Banda Kionda retorna com mais um show especial.