Nos dias que antecedem o Miracaxi 2025, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) intensifica os preparativos para garantir a segurança dos foliões durante o evento, considerado o maior carnaval fora de época do Tocantins, que acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de julho, em Miracema do Tocantins.
De acordo com a PMTO, um plano de segurança robusto está sendo implementado, com reforço no efetivo policial, integração com órgãos parceiros e a utilização de novas tecnologias de monitoramento.
A operação contará com o apoio de policiais militares de diversas unidades especializadas da corporação, como o Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária e de Divisas (BPMRED) e a Academia de Polícia Militar do Tocantins (APMT), além da atuação integrada com o Primeiro Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, ampliando a capacidade de resposta em eventuais situações emergenciais.
Tecnologia e inteligência também farão parte do aparato de segurança. Uma das novidades deste ano será a implantação de sistema de videomonitoramento estratégico, o que permitirá maior vigilância em pontos-chave do circuito da festa, reforçando as ações preventivas e garantindo mais agilidade nas tomadas de decisão.
Para o comandante da 6ª CIPM, major Hallin Brito Barbosa, a prioridade é assegurar a tranquilidade dos participantes. "A Polícia Militar do Tocantins está se planejando para proporcionar um ambiente seguro e protegido para todos que irão prestigiar o Miracaxi. Nosso objetivo é que os foliões possam desfrutar do evento com tranquilidade, sabendo que a PMTO está vigilante e pronta para agir", afirmou.
Para o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, eventos como o Miracaxi exigem planejamento detalhado e atuação integrada. "Nossa missão é garantir que o cidadão possa se divertir com segurança, e para isso, estamos mobilizando o que há de melhor em termos de efetivo e tecnologia. A PMTO está comprometida em preservar a ordem e proteger vidas", destacou o comandante-geral.
A integração com órgãos de segurança pública e de fiscalização municipais e estaduais será fundamental para o sucesso da operação, assegurando ações coordenadas e uma resposta eficiente diante de qualquer situação. (PMTO)