Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araujo/Secom-TO

Foto: Esequias Araujo/Secom-TO

Considerada a maior micareta do estado, o Miracaxi 2025 foi oficialmente aberto na noite de sexta-feira, 18, pelo governador Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero. Promovido pela Prefeitura de Miracema do Tocantins, o Miracaxi chegou a sua 28º edição e promete atrair mais de 50 mil foliões nos três dias de festa no circuito da folia, montado na avenida Tocantins, no centro da cidade. 

O Miracaxi compõe uma das mais tradicionais festas da Temporada de Praia do estado e recebe apoio do Governo do Tocantins, que este ano disponibilizou R$ 1,3 milhão à gestão municipal para os dois eventos, que atraem visitantes do Tocantins e de outros estados em busca de sol, água doce e atividades de lazer em meio à natureza generosa de Miracema, localizada às margens do Rio Tocantins. 

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual destacou a importância do Miracaxi, bem como da Temporada de Praia, não só para reforçar a economia local, mas também em promover lazer, entretenimento e cultura. “Nós temos dedicado uma atenção especial ao segmento do turismo e do entretenimento em todas as localidades e, em Miracema não é diferente. O Miracaxi é a festa mais esperada do ano, por isso temos que incentivá-lá porque além de preservar uma tradição da cidade aquece a economia, gera renda e emprego", frisou o Governador.

A prefeita de Miracema Camila Fernandes destacou a importância do incentivo do governo. "O apoio do Governo do Estado é  importante porque é um evento de grande magnitude e agradecemos a presença do governador e da primeira-dama", ressaltou a prefeita.

A noite começou com a apresentação da Banda Eva que levantou os foliões na avenida com músicas que marcaram época. Outras atrações esperadas pelo público foram o show de Breno Major, seguido da Banda Papazoni. O Miracaxi segue neste sábado,19, com as atrações Felipe Amorim; Tomate; e Psirico. Já no domingo, 20, último dia de festa, se apresentam Marcynho Sensação; Matheus Fernandes; e Igor Kannário.

Economia

O Miracaxi fomenta a economia local, especialmente de pequenos empreendedores do ramo de bebidas e alimentação. No circuito da festa a expectativa é a melhor possível. A comerciante do ramo de bebidas, Marcivânia Cantuária assegura que o Miracaxi aquece a economia local."Estamos aqui todo ano e a expectativa é muito boa. Tenho também um restaurante e essa festa é bastante esperada porque aquece nossas vendas", revelou. 

A comerciante da cidade de Miranorte, Maria Aparecida, está com uma barraca de lanches no circuito da folia, e também assegura que o Miracaxi é a festa do ano na região. "Contratamos gente para trabalhar e a expectativa é a melhor possível", pontuou.

Além da geração de emprego e renda para os moradores de Miracema e região, a festa  contribui  para a preservação da cultura e tradições locais, inclusive integra o Calendário de Eventos do Tocantins e o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo (MTur).

Foto: Esequias Araujo/Secom-TO

Segurança

Para garantir uma diversão segura durante os três dias de festa, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) implantou um plano de segurança com reforço no efetivo policial, integração com órgãos parceiros e a utilização de novas tecnologias de monitoramento.

 A operação conta com o apoio de policiais militares de diversas unidades especializadas da Corporação, como o Batalhão de Polícia Militar de Choque (BPCHOQUE); o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária e de Divisas (BPMRED); e a Academia de Polícia Militar do Tocantins (APMT). Além da atuação integrada com o Primeiro Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO). 

A tecnologia e a inteligência também fazem parte do aparato de segurança. Uma das novidades deste ano é o sistema de videomonitoramento estratégico, o que permite maior vigilância em pontos-chaves do circuito da festa, reforçando as ações preventivas e garantindo mais agilidade nas tomadas de decisões. "O planejamento foi formatado para garantir que todo aquele que vier para o circuito tenha um ambiente seguro e tranquilo e possa se divertir, mas é bom também frisar que a segurança é de responsabilidade de todos", enfatizou o comandante da 6ª  Companhia Independente da Polícia Militar, em Miracema, major Hallin.  (SecomTO)