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Economia

Foto: Pexels/readymade

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Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), considerando produtos consumidos no inverno pelo Índice de Preços ao Consumidor - Mercado (IPC-M), indicou que a variação acumulada em 12 meses dos preços dos produtos de inverno foi de 2,82%, inferior aos 4,31% observados pelo IPC-M geral.

Os dados mostraram, também, que, diferentemente do comportamento de outros períodos, alguns itens de entretenimento e turismo apresentaram quedas significativas: passagem aérea registrou queda de 32,35% acumulada em 12 meses, enquanto o grupo de entretenimento e turismo como um todo recuou 14,47%. Além disso, alguns itens de vestuário infantil tiveram recuo nos preços: agasalho infantil (-6,15%) e calça infantil (-3,01%).

Por outro lado, o café em pó e o chocolate em pó apresentaram altas acumuladas em 12 meses de 89,61% e 17,92%, respectivamente, sendo os grandes vilões da inflação de inverno e causando impacto no orçamento do consumidor que busca se aquecer durante a estação fria.

Demais itens da cesta também exerceram pressão nos preços: bebidas quentes como um todo (26,20%), fortemente influenciados pelo peso do café. Em seguida temos, medicamentos antigripais e antitussígenos (5,88%) e medicamentos antialérgicos e broncodilatadores (4,46%) entre os principais aumentos registrados no período.

"Os números mostram que a cesta de produtos mais consumidos no inverno está com ritmo de aceleração moderado em 12 meses, mas com destaque negativo para o café em pó, que teve alta significativa. Itens que costumam pressionar no inverno, como vestuário e calçados, hoje estão entre as principais quedas, especialmente no segmento infantil", explica Matheus Dias, economista do FGV IBRE.

Dias complementa que a tendência é importante, visto que estes produtos são essenciais durante os meses mais frios do ano. "O comportamento divergente entre diferentes categorias mostra uma inflação com pressões concentradas em bebidas quentes e medicamentos respiratórios."

Como parte da explicação, ele destaca que fatores climáticos e sazonais desempenham papel importante na dinâmica de preços dos produtos de inverno. "A alta excepcional do café em pó está relacionada a questões específicas da commodity no mercado internacional, que vem impactando os preços desde o ano passado. ", destaca o pesquisador.

"Embora este ano a cesta tenha apresentado o café como grande destaque negativo, observa-se uma tendência geral de preços mais estáveis para a maioria dos produtos de inverno, com a inflação da cesta registrando elevação de 2,54%, ainda inferior à inflação geral. Esse cenário é mais favorável ao consumidor em comparação com 2022, quando a inflação de inverno chegou a quase 26%, sendo tendo alta em todos os grupos cobertos por esse levantamento", pondera Dias.

Itens selecionados

Variação % acumulada em 12 meses

Jul/20 a Jun/21

Jul/21 a Jun/22

Jul/22 a Jun/23

Jul/23 a Jun/24

Jul/24 a Jun/25

IPC-M/FGV

7,94

10,23

2,39

3,71

4,31

Var.% média inflação de inverno

6,29

25,87

0,22

1,13

2,82

"Bebidas quentes"

9,86

26,45

3,41

1,03

26,20

LEITE TIPO LONGA VIDA

9,75

21,05

6,22

-0,13

0,15

CAFÉ EM PÓ

11,02

53,84

-3,97

3,01

89,61

CHOCOLATE EM PÓ

8,11

11,35

9,82

3,77

17,92

ERVA MATE

9,18

4,03

6,03

2,05

0,20

VINHO

9,00

6,04

4,95

-0,53

3,56

Combustível doméstico

10,76

24,68

7,88

1,21

1,30

TARIFA DE GÁS ENCANADO

10,76

24,68

7,88

1,21

1,30

Texteis

0,78

10,83

6,91

-1,18

0,24

LENÇOL E FRONHA

6,54

11,42

4,53

-4,82

-1,61

CALÇA COMPRIDA MASCULINA

0,46

11,69

7,67

0,45

1,81

AGASALHO MASCULINO

-3,72

2,58

-3,84

2,57

-2,86

CALÇA COMPRIDA FEMININA

-2,89

11,15

8,76

0,54

1,22

AGASALHO FEMININO

1,14

3,53

2,63

-8,33

2,82

AGASALHO INFANTIL

-1,45

6,80

7,26

-0,03

-6,15

CALÇA INFANTIL

3,77

12,15

8,48

-2,55

-3,01

Medicamentos

5,86

6,72

7,10

4,53

4,56

ANTIGRIPAL E ANTITUSSÍGENO

6,02

6,93

7,79

4,99

5,88

ANTIALÉRGICO E BRONCODILATADOR

5,92

6,13

8,02

4,75

4,46

VITAMINA E FORTIFICANTE

5,68

6,99

5,85

3,97

3,51

Entretenimento

10,26

58,91

-8,89

1,49

-14,47

CINEMA

0,00

6,43

5,72

4,01

-0,51

SHOW MUSICAL

0,00

0,85

2,38

0,76

2,27

TEATRO

0,00

2,38

3,52

5,24

2,67

HOTEL

0,45

9,13

7,32

4,89

3,11

PASSAGEM AÉREA

38,53

169,03

-19,47

0,01

-32,35

EXCURSÃO E TOUR

0,78

5,28

0,72

1,12

2,20

(FGV)