A Volkswagen do Brasil iniciou as exportações do SUVW Tera, o lançamento mais importante da marca para a Região América do Sul dos últimos tempos. Argentina, Aruba, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Paraguai e Uruguai estão recebendo as primeiras unidades do Novo Tera, com embarques a partir do Porto de Santos (SP) e terrestres. Para 2025, as exportações do Tera também já estão programadas para a Bolívia, Equador, Panamá, Peru, República Dominicana e St. Maarten.
“O início das exportações do SUVW Tera representa um marco na trajetória da Volkswagen do Brasil como maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 4,3 milhões de unidades já embarcadas em seu histórico. O Tera é o 5º veículo da ofensiva de 21 novos produtos que serão lançados pela Volkswagen na Região América do Sul até 2028, como parte dos investimentos robustos de R$ 20 bilhões. Modelo 100% desenhado, desenvolvido e produzido no Brasil, o Novo Tera já é um fenômeno de vendas no País e chegou para democratizar o segmento de SUVs. Agora, o mais novo ícone Volkswagen está pronto para repetir esse sucesso nos mercados da América Latina”, afirma Hendrik Muth, vice-presidente de Vendas da Volkswagen Região SAM (América do Sul).
“Uma operação integrada entre as áreas de Logística, Produção e Vendas marcou o início das exportações do Tera para os países da América Latina. Essa conquista representa mais um avanço significativo na estratégia de crescimento internacional da marca. A busca contínua pela eficiência operacional e a excelência no atendimento dos clientes são pilares importantes da Logística Volkswagen, sendo fruto de um trabalho colaborativo entre as equipes de operações, as transportadoras, armadores e operadores portuários. Com essa conquista, os consumidores latino-americanos passam a contar com o mais novo lançamento da marca, reafirmando nosso compromisso com a inovação, a qualidade e o crescimento sustentável”, diz Anderson Ramos, diretor de Logística da Volkswagen Região SAM (América do Sul).
Foto: Divulgação VolkswagenSUVW Tera é sucesso de vendas no Brasil
No Brasil, o SUVW Tera já é sucesso de vendas. Foram 12.296 pedidos em apenas 50 minutos, na noite de seu lançamento (5 de junho). Foi o maior Open Doors da história da Volkswagen do Brasil!
Outro destaque é que o Novo Tera conquistou nota máxima em segurança (5 estrelas) nos testes do Latin NCAP. Com segurança de ponta, o modelo tem ampla lista de equipamentos: seis airbags, frenagem autônoma de emergência, controles de tração e estabilidade e ADAS, entre outros.
Exportações da Volkswagen já cresceram mais de 54% em 2025
A Volkswagen do Brasil aumentou em 54,21% as suas exportações no 1º semestre de 2025, com 55.331 unidades já embarcadas (x 35.879 unidades exportadas em 2024/jan-jun).
Em 2025 (jan-jun), os principais mercados de exportação da Volkswagen do Brasil foram Argentina (28.501 unidades), México (13.435), Colômbia (5.100) e Chile (3.057). Os demais foram Aruba, Bolívia, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, St. Marteen e Uruguai, além do continente africano (Camarões, Costa do Marfim, Gana, Madagascar, Ruanda e Senegal).
Os modelos mais exportados pela Volkswagen do Brasil em 2025 (jan-jun), foram o Polo (22.893 unidades), Saveiro (11.906), Novo T‑Cross (9.860) e Novo Nivus (8.732).
Atualmente, a marca atua nos portos de Santos/SP (exportação), Suape/PE (importação), Vitória/ES (importação) Paranaguá/PR (exportação e importação).
Volkswagen do Brasil retomou exportações à África
Em maio de 2025, a Volkswagen do Brasil retomou as exportações para a África com um lote de 200 unidades do Novo T‑Cross embarcadas para Camarões, Costa do Marfim, Gana, Madagascar, Ruanda e Senegal. Os próximos embarques para o continente africano estão previstos para agosto e novembro. A VW já exportou cerca de 62 mil veículos para a África entre os anos de 1980 e 2023.
A retomada das exportações da Volkswagen do Brasil para a África é estratégica para impulsionar os negócios da empresa em novos mercados e o continente africano é um parceiro importante, com similaridades com o da América Latina, como oportunidades de crescimento e perfil dos consumidores, que recebem muito bem os modelos VW.
1º semestre histórico para a Volkswagen
Além dos resultados em exportações, a Volkswagen do Brasil celebra o primeiro semestre histórico que teve em 2025, com crescimento em dobro do mercado em vendas. Com 185.391 unidades emplacadas em 2025 (jan-jun), a VW cresceu 10,6%, em relação ao 1º semestre de 2024 (167.654 unidades). No período, o mercado de veículos leves ampliou as vendas em 5% (com 1.132.700 unidades emplacadas em 2025/jan-jun, segundo a Anfavea). A Volkswagen é a marca de volume com maior crescimento no mercado brasileiro, entre as grandes montadoras.
Além disso, a Volkswagen segue na liderança dos dois principais segmentos no Brasil. No segmento de SUVs, a VW é líder absoluta, com 79.300 unidades vendidas em 2025 (jan-jun), com Novo Nivus, Novo T‑Cross, Taos, Tiguan, Tera e ID.4, um crescimento de 19,6% x 2024 (1º semestre). Dos modelos, o Novo T‑Cross é o SUV mais vendido do Brasil, com 44.529 unidades entregues em 2025 (jan-jun), com aumento de 41% x 2024 (1º semestre).
O Polo, além de líder entre os hatches, segue como o carro de passeio mais vendido do Brasil no ano, com mais de 57 mil unidades emplacadas no 1º semestre. O Polo foi também o veículo mais vendido em abril, maio e junho no País, considerando todos os segmentos.
Sobre a Volkswagen do Brasil
Presente na vida, no coração e na garagem dos brasileiros há 72 anos, a Volkswagen do Brasil é a maior produtora de automóveis do País, com mais de 25,9 milhões de veículos fabricados, e a maior exportadora do setor automobilístico brasileiro, com mais de 4,3 milhões de unidades embarcadas. A Volkswagen do Brasil oferece um portfólio completo de veículos que se destacam pela segurança, alta tecnologia, design, conectividade e inovação.
No Brasil, a empresa conta com quatro fábricas: Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde são produzidos os veículos Novo Nivus, Nivus GTS, Polo Track, Virtus e Saveiro; Taubaté (SP), onde são feitos o Tera, Polo Track e Polo; São José dos Pinhais (PR), que fabrica o Novo T‑Cross e Virtus, e a unidade de motores em São Carlos (SP). A Volkswagen do Brasil conta também com um Centro de Peças e Acessórios em Vinhedo (SP) e 471 concessionárias, abrangendo todos os Estados brasileiros.
A Volkswagen está investindo R$ 20 bilhões na Região América do Sul com uma ofensiva de 21 novos veículos até 2028, dos quais cinco já foram lançados: Novo T‑Cross, Nova Amarok, Novo Nivus, Nivus GTS e Tera. Em constante evolução tecnológica, a empresa investe permanentemente em mobilidade sustentável, conectividade e digitalização como tópicos estratégicos.