O Espaço Acolher nasceu em janeiro de 2019, após um grupo de terapeutas, que já realizavam trabalhos voluntários de forma isolada, reunirem-se para criar um espaço terapêutico que atendesse gratuitamente a população. Atualmente, o Espaço conta com 10 voluntários, com formações em diversas terapias integrativas. O Espaço é mantido pelos terapeutas e doações voluntárias.
Ao longo desses seis anos de atividades, o Espaço Acolher realizou mais de 10 mil atendimentos voltados à promoção da saúde integrativa, considerando os aspectos espiritual, mental, emocional e físico.
A prática principal utilizada é o Reiki, uma técnica de imposição de mãos que consiste na canalização de energia visando ao equilíbrio dos chacras, que são centros de forças, para a harmonização do paciente.
O Reiki é uma terapia reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e utilizada em diversos hospitais no mundo. Há diversos estudos científicos e teses que indicam que o Reiki tem o potencial de levar o paciente a um estado de relaxamento profundo, reduzindo o estresse, as tensões e a ansiedade, o que favorece o fortalecimento do sistema imunológico para o tratamento de qualquer doença. Não há contraindicação, ou seja, qualquer pessoa pode receber a terapia.
Atendimento a pacientes oncológicos
A partir do mês de agosto, o Espaço Acolher contará com um atendimento humanizado voltado a pessoas em tratamento oncológico. Além do Reiki, também serão ofertadas outras terapias: Reflexologia, THTC (Terapia de Hidratação dos Tecidos Conjuntivos), Meditação Guiada com Visualização, Barra de Access, Aromaterapia e Conversa Terapêutica.
“O objetivo é criar uma psicosfera mais acolhedora a esses pacientes, auxiliando-os durante o tratamento para uma recuperação com mais leveza”, ressaltou Ricardo Angelim, terapeuta voluntário.
Os atendimentos realizados pelo Espaço Acolher têm caráter integrativo e complementar à medicina, portanto não substituem a consulta e nem o tratamento médico.