O último final de semana foi marcado por comemoração e gratidão para os aprovados: imediatos, cadastros de reservas e excedentes no concurso público da Secretaria Municipal da Educação de Palmas - Semed Edital 62/2024. Após um longo período de incertezas e batalhas judiciais, a liberação do concurso pela justiça e o início da convocação dos candidatos foram celebrados com um culto ecumênico na sexta-feira, 1º de agosto, e uma festa de confraternização no sábado, 2, realizados respectivamente na sede da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), e clube da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Assemp).
O culto contou com a presença de aprovados, familiares e amigos, que encheram o auditório em um momento de fé e agradecimento. Durante a cerimônia, o pastor e aprovado Marcondes relembrou a trajetória de luta dos candidatos e destacou as graças alcançadas com a liberação do certame e a posse dos primeiros convocados.
A mesa do culto ecumênico foi composta por nomes importantes que acompanharam a trajetória do concurso, incluindo o procurador municipal Renato de Oliveira; os advogados da comissão, Tiago e Vinícius; a ex-prefeita Cinthia Ribeiro; o presidente da Assemp, a presidente do Sintet (Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins), Rose Marques, o deputado estadual Eduardo Mantoan e a presidente da Comissão dos Aprovados, Francisca Paz.
No sábado, a festa tomou conta do espaço externo da Assemp, onde os aprovados se reuniram em clima de celebração, regado a feijoada e chope. A programação incluiu shows eclético com grupo de pagode, cantor Jean Estourado e Cristhian Victor, que animaram o público até o fim do evento.
A presidente da Comissão dos Aprovados, Francisca Paz, destacou em seu discurso que a luta pelo concurso iniciou antes mesmo de ele acontecer e ainda não acabou. “Estaremos firmes até que o último aprovado seja convocado. Não soltaremos a mão de ninguém, mas quem faz concurso sabe que primeiro são os imediatos, cadastro de reservas e excedentes”, afirmou emocionada. Ela também relembrou os atos e 21 mobilizações realizadas, reuniões e demais articulações, em prol da continuidade do concurso e agradeceu a todos que contribuíram para essa vitória.
O evento também foi marcado pela entrega simbólica de termos de posse a candidatos já convocados, reforçando o sentimento de conquista entre os presentes. Para muitos, foi a concretização de um sonho construído com esforço, abdicações e muita esperança.
A festa dos aprovados da Semed Palmas 2024 não foi apenas uma celebração; foi um símbolo de resistência e união profissionais que agora ingressam na rede municipal de educação com a missão de transformar vidas.
Comissão
A comissão continua a luta e nesta terça-feira, 5, já tem agenda com a secretária da Educação. Além de outras ações no decorrer da semana.