Como parte de mais uma ação do projeto Obra Toda Semana: Transformando Escolas, Construindo Futuros, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, entregou, nesta terça-feira, 5, a reforma e a ampliação da Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros, localizada no setor Jardim Taquari, região sul de Palmas.
Na ocasião, o governador também determinou a construção de um refeitório e um auditório para a unidade. A obra, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), representa um investimento de R$ 2,45 milhões.
Durante a inauguração, o governador Wanderlei Barbosa reafirmou o compromisso do Governo com a valorização da educação e anunciou novas melhorias para a Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis, incluindo a construção de um refeitório e um auditório.
“É um compromisso do Governo inaugurar ou lançar, toda semana, uma obra para a Educação. Só em Palmas temos nove obras em andamento, além de outras espalhadas por todo o estado. Nesta escola, estão matriculados mais de 1.600 alunos. Portanto, ela necessita, além da reforma que realizamos, de uma ampliação. Por isso, determino que a Seduc tome as providências necessárias para emitirmos, em breve, a Ordem de Serviço para a construção de um refeitório e um auditório para eventos e formaturas. Reforço o compromisso com alunos, professores e profissionais da educação de entregar escolas com estrutura adequada para o fortalecimento da educação”, destacou o chefe do Executivo.
O secretário Fábio Vaz ressaltou a importância do investimento em obras escolares para garantir ambientes adequados, que ofereçam melhores condições de aprendizado para os alunos e de trabalho para os profissionais da educação. “É uma alegria enorme estarmos aqui inaugurando esta reforma, que foi executada com muito empenho. A escola está mais bonita, climatizada, com laboratórios e uma estrutura mais adequada para os estudantes. Isso mostra o quanto é importante termos escolas bem estruturadas para garantir uma educação de qualidade. Esta vitória é do povo do Taquari. Aqui, estamos atendendo a população mais vulnerável e isso é muito importante para o desenvolvimento da educação. Este colégio é exemplar, então parabenizo toda a equipe escolar e garanto que tudo o que pudermos fazer por melhorias, iremos fazer”, pontuou o titular da Seduc.
Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros
Foto: Edes Pereira/SecomTOA unidade escolar atende mais de 1.600 estudantes matriculados em turmas do 5º ano do ensino fundamental, dos anos finais (6º ao 9º ano), do ensino médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do curso técnico. São ofertadas quatro turmas de 5º ano, turmas do 6º ao 9º ano, as três séries do ensino médio, além da EJA, nos 2º e 3º períodos do 3º segmento, e uma turma do curso técnico em Logística.
“Essa reforma era muito esperada e impacta diretamente o processo de ensino-aprendizagem, melhorando os espaços físicos e a ambientação dentro das salas de aula, o que ajuda na concentração, no ensino e no desempenho dos estudantes. Agora, a climatização vai nos ajudar e o monitoramento por câmeras trará mais segurança aos estudantes e aos educadores”, enfatizou a diretora Vanuzia Amorim de Oliveira.
A Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros também se destaca pelo desenvolvimento de projetos educacionais inovadores, voltados à aprendizagem prática e à inclusão. Entre eles estão as Práticas Laboratoriais em Biologia e o projeto Inclusão e Aprendizagem em Química: Elaboração de Cartilha, Recursos Didáticos e Práticas Experimentais para Estudantes Neurodivergentes do Ensino Médio.
“Estamos muito felizes. Esperávamos por essa reforma há muitos anos. Ela vai somar positivamente para nós, professores, e aos alunos, trazendo mais conforto e motivação. Sofríamos muito com o calor e, agora, com a climatização, será mais fácil ministrar as aulas, o que também vai favorecer a aprendizagem dos alunos. Agora, teremos mais estrutura, laboratórios, e um ambiente adequado, que influencia diretamente na qualidade do ensino”, expressou a professora de História, Valéria Cavalcante.
Emilly Ribeiro Noronha, aluna do 3º ano do ensino médio, comentou que a reforma trouxe incentivo para os alunos. “Estudei todo o ensino médio aqui e, agora, está bem melhor, como eu nunca tinha visto. Isso nos ajuda a nos sentirmos mais motivados e a participarmos das aulas e das atividades. Essa melhoria vai nos ajudar muito”, compartilhou a estudante. (SecomTO)