Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Márcio Di Pietro/Secom-TO

Foto: Márcio Di Pietro/Secom-TO

A ex-secretária dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, líder indígena Narubia Werreria, foi empossada integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão, durante a 5ª Reunião Plenária do órgão, realizada na manhã desta terça-feira, 5, em Brasília. 

A solenidade aconteceu no Palácio Itamaraty, e foi presidido pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A atriz Dira Paes foi uma das debutantes no colegiado. Ela foi imbuída de fazer a leitura de um manifesto dos conselheiros e conselheiras.

O Conselhão é um órgão composto por representantes da sociedade civil e é responsável pelo assessoramento do presidente da República na formulação de políticas públicas e diretrizes de governo.

Em seu discurso, Lula exaltou a existência do Conselhão. "Resolvemos recriar esse conselho para fazer exatamente o que vocês fazem. Se reunir, elaborar projetos, propor soluções, trazendo para o governo recomendações que possam melhorar a atuação de nossa gestão mas, acima de tudo, de forma democrática", disse. 

O nome de Narubia e de mais 130 novos integrantes do Conselhão foram publicados no Dário Oficial da União de segunda-feira, 4, edição 145. 

1ª secretária dos povos originários 

Primeira a comandar a pasta dos Povos Originários e Tradicionais no Tocantins, Narubia Silva Werreria representou os povos originários no Governo do Tocantins de janeiro de 2023 a junho de 2024