Os tocantinenses terão na próxima semana um feriado estadual sancionado no ano passado pelo governador Wanderlei Barbosa: o Dia do Senhor do Bonfim, celebrado em 15 de agosto. Fruto de Projeto de Lei anunciado pelo chefe do Executivo durante o festejo em 2024, a Lei nº 4.509 tem entre seus objetivos valorizar as tradições religiosas e culturais do Estado.
A nova Lei tem ainda o intuito de promover a integração sociocultural das comunidades locais e fomentar o segmento do turismo religioso como meio de interação e desenvolvimento social e de valorização do patrimônio cultural do Tocantins.
Reconhecida como a maior festa religiosa popular do Tocantins, o Festejo do Senhor do Bonfim inicia sua programação neste mês de agosto.
Em Natividade, cidade que concentra o maior número de fiéis, abrigando a tradicional Romaria do Senhor do Bonfim, as celebrações contarão com programação religiosa e cultural, incluindo o show do padre Fábio de Melo no dia 13.
O Festejo do Senhor do Bonfim em Araguacema, que já é uma tradição celebrada há muitos anos, começa no dia 6 de agosto e segue até o dia 15. Durante a programação, são realizadas as missas da Luz e Sertaneja, além do terço da misericórdia.
No município de Tabocão, além do Festejo do Senhor do Bonfim, que também inicia no dia 6 de agosto e prossegue até o dia 15, ocorre a tradicional Romaria do Senhor do Bonfim, que chega a sua 46ª edição; além de missas, procissão, batismo e programação cultural. No mesmo período, ocorre no município, paralelamente ao festejo, a ExpoTabocão, marcando a sua 15ª edição.
Saiba mais: Governo anuncia Padre Fábio de Melo em Natividade e reforça estrutura para romeiros
A Lei nº 4.509, de 25 de setembro de 2024, pode ser conferida no Diário Oficial do Estado (DOE) de nº 6.664 de 26/09/2024, a página 2.