Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

 Tradicional festejo reúne milhares de fiéis todos os anos.

Tradicional festejo reúne milhares de fiéis todos os anos. Foto: Márcio Vieira/Secom-TO

Foto: Márcio Vieira/Secom-TO  Tradicional festejo reúne milhares de fiéis todos os anos. Tradicional festejo reúne milhares de fiéis todos os anos.

Reconhecida como a maior festa religiosa popular do Tocantins, o Festejo do Senhor do Bonfim inicia sua programação neste mês de agosto. Em Natividade, cidade que concentra o maior número de fiéis, abrigando a tradicional Romaria do Senhor do Bonfim, as celebrações contarão com programação religiosa e cultural, incluindo o show do padre Fábio de Melo no dia 13. 

O Governo do Tocantins fará o reforço na segurança para receber os milhares de fiéis que participarão da peregrinação, bem como oferecer suporte e infraestrutura por meio das secretarias de Estado do Turismo (Setur), da Cultura (Secult), e do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).

Além das festividades em Natividade, os municípios de Araguacema e Tabocão também realizam celebrações em honra a Nosso Senhor do Bonfim, uma tradição secular no estado. Neste ano, pela primeira vez, a data será celebrada como feriado estadual, conforme a Lei nº 4.509, que estabelece o dia 15 de agosto como feriado em todo o Tocantins.

Programação em Natividade

Com o tema Romeiros: Peregrinos de Esperança, a programação litúrgica oficial do Festejo do Nosso Senhor do Bonfim, em Natividade, inicia no dia 6 e segue até 17 de agosto. As celebrações incluem missas, novenas, caminhadas, procissões, terços, entre outras atividades de fé e devoção. Na quarta-feira, 13, ocorre o aguardado show com o padre Fábio de Melo. Já na sexta-feira, 15, feriado estadual, será realizada a tradicional missa campal no povoado Senhor do Bonfim.

 Missa campal realizada no povoado Senhor do Bonfim, ponto alto das celebrações no dia 15 de agosto. (Foto: Márcio Vieira/SecomTO)

A romaria, ponto alto dos festejos, reúne milhares de fiéis em peregrinação até a zona rural de Natividade, no povoado Senhor do Bonfim, localizado a 23 km do centro da cidade. Para garantir a segurança dos romeiros, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) vai reforçar a segurança na romaria, aumentando o efetivo nas três cidades que realizam o evento, em uma ação que mobiliza cerca de 300 policiais em Natividade, Araguacema e Tabocão.

 Fiéis durante a romaria em Natividade, em direção ao povoado Senhor do Bonfim (Foto: Thiago Sá/Governo do Tocantins)

Apoio aos romeiros

O Governo do Tocantins, por meio da Setas, oferecerá nos dias de festejo uma barraca de apoio aos romeiros que percorrem os 23 km entre a zona urbana do município de Natividade e o povoado onde ocorrem as festividades do Nosso Senhor do Bonfim. O ponto de apoio fica localizado no km 12 e disponibiliza local para descanso, cuidados de saúde como aferição de pressão e pequenos curativos, água e alimentação. A equipe da secretaria irá servir lanches entre as 6 e 16 horas; e caldos a partir das 17 horas.

Preservação do patrimônio cultural

A Secult está promovendo ações de preservação e manutenção do patrimônio cultural durante o Festejo do Senhor do Bonfim. Um dos principais focos é a conservação dos monumentos da Via Sacra da Romaria, que liga o centro de Natividade ao povoado Senhor do Bonfim. 

Esse conjunto de 14 painéis, criado pelo artista Luiz Olinto, representa os passos da Paixão de Cristo e simboliza a fé dos romeiros. Os trabalhos em andamento incluem limpeza, pintura e recomposição do reboco das estruturas. Em uma etapa posterior, também será realizado o restauro completo dos monumentos.

Programação em Araguacema e Tabocão

O Festejo do Senhor do Bonfim em Araguacema, que já é uma tradição celebrada há muitos anos, começa no dia 6 de agosto e segue até o dia 15. Durante a programação, são realizadas as missas da Luz e Sertaneja, além do terço da misericórdia.

No município de Tabocão, além do Festejo do Senhor do Bonfim, que também inicia no dia 6 de agosto e prossegue até o dia 15, ocorre a tradicional Romaria do Senhor do Bonfim, que chega a sua 46ª edição; além de missas, procissão, batismo e programação cultural. No mesmo período, ocorre no município, paralelamente ao festejo, a ExpoTabocão, marcando a sua 15ª edição.

Lei estadual

No dia 25 de setembro de 2024, o governador Wanderlei Barbosa sancionou a Lei nº 4.509, que estabelece 15 de agosto, Dia do Senhor do Bonfim, como feriado estadual. O projeto de lei já havia sido anunciado pelo chefe do Executivo durante o festejo daquele ano, sendo aprovado na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e sancionado pelo governador com o texto que pontuava a valorização das tradições religiosas e culturais do Tocantins, promovendo integração sociocultural das comunidades locais e fomentando o segmento do turismo religioso como meio de interação e desenvolvimento social; e de valorização do patrimônio cultural do estado.