Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Ademir dos Anjos/Secom-TO

Foto: Ademir dos Anjos/Secom-TO

A Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) disponibiliza estrutura de apoio para receber os romeiros que participam do Festejo do Senhor do Bonfim, a maior celebração religiosa do estado. Desde o dia 6 de agosto, peregrinos tocantinenses e visitantes que percorrem os 23 km, entre os dois locais onde ocorrem as festividades, contam com um espaço que oferece cuidados de saúde, água e alimentação. 

O ponto de apoio, no trajeto da romaria entre a zona urbana de Natividade e o Povoado do Bonfim, dispõe de área para descanso e atendimento básico de saúde, como aferição de pressão arterial e pequenos curativos, além de distribuir água e refeições. Diariamente, das 6 às 16 horas, a Setas serve lanches aos peregrinos; e a partir das 17 horas, caldos são distribuídos para auxiliar na recuperação após a caminhada. 

A secretária da Setas, Valderez Castelo Branco, reforça a importância da estrutura para acolher os fiéis. “Chegamos a atender cerca de duas mil pessoas por dia durante a romaria. A tenda da Setas foi preparada para dar suporte a devotos, famílias e grupos de romeiros que vão professar sua fé. O espaço é um local de descanso, reposição de energia e fortalecimento para que possam seguir em direção ao santuário. Estar presente nesta romaria é uma tradição de mais de 20 anos, o que reafirma o compromisso com o cuidado e o respeito”, ressalta a titular da Setas. 

Leia também: Tocantins tem primeiro feriado do Dia do Senhor do Bonfim 

Duas mil pessoas por dia 

Presente desde 2002 no Festejo do Senhor do Bonfim, a Setas atende, em média, duas mil pessoas por dia. Ao longo dos anos, a ação se consolidou como um gesto de acolhimento e cuidado, fortalecendo o vínculo entre o poder público e a comunidade de fiéis que mantêm viva a devoção ao Nosso Senhor do Bonfim.

Neste ano, a romaria iniciou no dia 6 de agosto com novenas, procissões, caminhadas, recitação do terço e outras atividades de fé e devoção. Entre os destaques da programação está o show do Padre Fábio de Melo, que ocorre nesta quarta-feira, 13. O ritual religioso se estende até 15 de agosto, quando a tradicional missa campal no povoado Senhor do Bonfim encerra a romaria.

Tradição do Senhor do Bonfim

A tradição cultural da Romaria do Senhor do Bonfim surgiu em 1750, quando um vaqueiro encontrou uma imagem de Cristo crucificado em um tronco na região do povoado Bonfim. Segundo a história local, ele levou a imagem para casa, mas ela desapareceu misteriosamente e reapareceu no mesmo lugar onde foi encontrada inicialmente. Esse episódio marcou o início da devoção que, ao longo dos anos, se expandiu pelos municípios de Natividade, Tabocão e Araguacema, e se consolidou como a maior festa religiosa do Tocantins. 

A partir de então, a celebração reúne fiéis, peregrinos e turistas durante dias de intensa programação. Uma das tradições mais marcantes é a romaria a pé, em que os devotos percorrem cerca de 23 km da cidade de Natividade até o povoado do Bonfim, expressando sua fé e gratidão pelas graças alcançadas. O local conta, ainda, com um santuário erguido em homenagem à imagem sagrada, que atrai visitantes de diversas regiões para a festividade religiosa. (Com informações da SecomTO)