Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Dornil Sobrinho

Foi inaugurada nessa terça-feira, 19, no Centro Histórico de Porto Nacional, a sede do Escritório Modelo de Conservação do Tocantins — Conviver, um espaço dedicado à valorização e preservação do patrimônio material e imaterial do município. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Porto Nacional, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O projeto busca integrar a prática acadêmica com o conhecimento popular, unindo esforços para a conservação do patrimônio histórico e cultural. A proposta envolve desde a capacitação de estudantes, engenheiros, arquitetos e profissionais locais até o resgate e a valorização de técnicas construtivas tradicionais, como a carpintaria e o uso do adobe. Esses saberes, além de serem preservados e documentados pela UFT, fortalecem a memória coletiva e garantem a continuidade das tradições.

Representando o Ministério da Cultura, a secretária de Articulação Federativa e Comitê de Cultura, Roberta Martins, esteve presente no evento e destacou seu encantamento com o Tocantins e a importância de Porto Nacional no cenário nacional. “Estou apaixonada pelo Tocantins já de cara. Esse casario é incrível e o Canteiro Modelo vai ser um exemplo para o Brasil. O patrimônio histórico nosso tem que ser preservado, querido, amado por todos nós, porque ele é a identidade das nossas cidades. Viva Porto Nacional, sua memória e sua história”, finalizou Roberta.

A pró-reitora de Extensão da UFT, Maria Santana, reforçou o papel da Universidade na articulação entre ensino, pesquisa, extensão e saberes comunitários. “Estamos aqui na alegria de estar em Porto Nacional, essa cidade, que tem um centro histórico riquíssimo. É fundamental que os estudantes possam reproduzir e repassar esse conhecimento, dialogando com a população local. É super importante essa relação, e encontramos aqui um espaço fundamental para debater e fortalecer essas questões”, afirmou Maria Santana.

Parceria que deu certo

Durante a inauguração, a Diretora do Departamento de Articulação, Fomento e Educação do IPHAN, Cejane Pacine, ressaltou a importância do espaço para a comunidade e para a política de preservação nacional. “Estamos aqui cumprindo mais uma etapa desse projeto que é muito significativo para todos nós. A parceria com o município é fundamental, pois o IPHAN sozinho não tem como caminhar. É preciso da prefeitura e de todos os moradores envolvidos para o projeto ser de fato um sucesso. Com a inauguração desta sede, teremos um ponto de encontro para receber a comunidade, realizar oficinas e fortalecer esse espaço de preservação do patrimônio tão importante”, destacou a diretora.

O Coordenador Estadual do Escritório do Ministério da Cultura no Tocantins, Cícero Belém, destacou o significado especial da entrega para Porto Nacional e para sua própria trajetória. “É um momento importante, Porto tem um sentido e um afeto muito especial, primeiro por eu ser portuense e segundo porque estou aqui, representando o Ministério e participando desse evento. Porto de fato é uma cidade que respira cultura, com políticas efetivas para fomentar a produção cultural, dar tratamento especial aos agentes culturais e instituir políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento da cidade”, pontuou Cícero.

“O patrimônio, a cultura é o espírito da alma do povo. Esse espírito está escancarado nos casarões, nos prédios, na história viva da cidade. É preciso parabenizar e agradecer a sensibilidade dos gestores que têm esse olhar voltado para a cultura, algo que não é comum. Este evento é prova de que tudo se faz com parceria, com união de forças e energias”, destacou o Secretário da Cultura do Tocantins, Tião Pinheiro.

Ocupa Centro Histórico

A iniciativa do Escritório Modelo se soma a outras ações de preservação em andamento em Porto Nacional, como o projeto Ocupa Centro Histórico, cujo objetivo é revitalizar e dar novos usos aos imóveis históricos hoje subutilizados. Essa ação fortalecerá a vocação cultural e turística do município, devolvendo vida e movimento ao centro histórico.

O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Jerfeson Nascimento, destacou a importância do momento. “É um momento muito importante para Porto Nacional, é um momento em que a gente começa a fazer esse trabalho de revitalização e de ocupação do centro histórico, isso para o município é um ganho muito significativo”, afirmou.