Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Energisa/TO

Foto: Energisa/TO

Em Araguaína, as mais de 10 mil famílias com potencial de serem integradas ao programa da Tarifa Social de Energia Elétrica do Governo Federal, mas que ainda não recebem o desconto em suas contas de energia, poderão se cadastrar para receber o benefício durante uma ação do Projeto Nossa Energia - Edição Ligados, que será realizada em um caminhão da Energisa, estacionado no Colégio Militar do Estado do Tocantins Jardenir Jorge Frederico entre os dias 30 de setembro a 2 de outubro. 

O programa busca garantir o acesso à energia elétrica para famílias em situação de vulnerabilidade, que tenham um portador de doença que necessite de aparelhos elétricos (com renda de até três salários-mínimos), e para as famílias com idoso ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).  

O cadastro no caminhão ocorrerá por meio de um agente do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que integrará a equipe de atendimento no local.  

Para ter acesso à Tarifa Social é preciso estar inserido no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com os dados atualizados junto ao Cras do município em que reside.  

“Se o titular da unidade consumidora for o mesmo do NIS, a inclusão no benefício é feita de forma automática através do cruzamento da base de dados do Ministério de Desenvolvimento Social. Caso contrário, após o cadastro, o cliente deve procurar os canais de atendimento da Energisa. Mediante busca ativa dessas famílias em potencial para receber os descontos, nosso objetivo é alcançar os consumidores que têm esse direito para que possam usufruir do benefício”, explica a coordenadora comercial da Energisa Tocantins, Andrea Albernaz.    

Eficiência energética 

Além do cadastro na Tarifa Social, também serão promovidas, dentro do caminhão do Projeto, palestras educativas ao longo dos três dias de programação com foco na economia de energia e o uso da eletricidade de forma segura e consciente.  

Na ação, estudantes de escolas públicas e privadas terão a oportunidade de entender um pouco mais sobre a eficiência energética e de que forma hábitos simples no dia a dia de uma casa podem contribuir para o meio ambiente e a economia doméstica. 

“O Projeto Ligados é uma iniciativa fundamental para levar conhecimento e conscientização sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica. A população ganha acesso gratuito a informações valiosas que ajudam a evitar acidentes, reduzir o consumo e economizar na conta de luz. Os benefícios vão além da economia: é uma oportunidade de transformar hábitos, proteger vidas e construir uma cultura de responsabilidade energética desde cedo”, destaca o analista de eficiência energética da Energisa Tocantins, Lutiary Basílio. 

No local, os moradores de Araguaína também poderão trocar lâmpadas fluorescentes ou incandescentes por lâmpadas de LED e participar do sorteio para concorrer a geladeiras e ventiladores mais eficientes. Para isso, o titular da conta de energia deve estar cadastrado no programa da Tarifa Social de Energia Elétrica, apresentar documentos pessoais como RG ou CPF e estar com as contas em dia com a Energisa. A geladeira a ser trocada deve ter no mínimo cinco anos de uso. 

O grande evento de encerramento das ações em Araguaína será nesta quinta-feira, dia 02, às 19h, com o sorteio, uma sessão de cinema a céu aberto, com pipoca e refrigerante, e a animação do Palhaço Cocada para a criançada. 

Próximas ações 

Até o fim do mês de outubro, os caminhões do Nossa Energia irão percorrer mais cinco municípios tocantinenses, nas regiões nas regiões central, centro-norte e noroeste do Estado. Confira a programação: 

01 a 03 de outubro - Cristalândia, no Centro de Abastecimento e Lazer Dona Luci 

14 a 16 de outubro – Bernardo Sayão, na Feira Coberta, localizada na Avenida Miguel Andrade Batista 

15 a 17 de outubro – Juarina, na Secretaria Municipal de Assistência Social 

21 a 23 de outubro – Pedro Afonso, na Praça Coronel Lysias Rodrigues.