Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação PMTO

Foto: Divulgação PMTO

A Polícia Militar do Tocantins (PM/TO), por meio do Comando de Policiamento Especializado (CPE), informou que uma operação conjunta entre o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) resultou na prisão de dois homens suspeitos por crime ambiental, neste sábado, 4, no Rio Araguaia.

​A ação, inserida no contexto da "Operação Protetor dos Biomas", ocorreu durante patrulhamento fluvial. Com o uso de equipamentos de visão noturna, os militares identificaram e abordaram uma embarcação em atividade suspeita. Durante a fiscalização, foi encontrada grande quantidade de pescado e animais silvestres, caracterizando a prática de caça e pesca predatória. 

Ao todo, foram apreendidos: ​480 kg de pescado de espécies diversas; ​530 ovos de tartaruga, e ​15 tartarugas. Foram lavradas infrações no valor total de R$ 62 mil. 

​Os dois suspeitos receberam voz de prisão e foram conduzidos, juntamente com a embarcação e todo o material apreendido, para a delegacia de Polícia Civil aos procedimentos legais.

Veja vídeo da contagem dos ovos:

Operação Protetor dos Biomas 

​A Operação Protetor dos Biomas é uma iniciativa integrada, em âmbito nacional, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que visa prevenir e reprimir crimes ambientais como o desmatamento ilegal, incêndios florestais e a caça e pesca predatórias, reforçando a proteção dos biomas brasileiros. As ações desta fase da operação na região seguem até a próxima segunda-feira, 6. 

 Divulgação PMTO