A Universidade Federal do Tocantins (UFT) publicou no Diário Oficial de segunda-feira (6), um aviso de licitação, na modalidade concorrência, visando a contratação integrada de empresa especializada para elaborar os projetos básico e executivo e executar a obra do Hospital Universitário da UFT (HU/UFT), na capital, Palmas. De acordo com a Prefeitura Universitária, a obra demandará recursos da ordem de R$ 306 milhões, e a unidade terá área construída de 26,7 mil metros quadrados, com cronograma de execução para dois anos e meio (30 meses).
A reitora, professora Maria Santana, comemorou o lançamento do edital. "Hoje inicia o recebimento de propostas para constratação de empresa especializada para execução da obra do Hospital Universitário. Que alegria estar nesse processo, que foi pensado e idealizado muito antes de eu estar aqui como reitora, e é uma alegria estar iniciando este processo", ressaltou a reitora
Maria Santana também agradeceu aos parlamentares tocantinenses que garantiram os recursos financeiros para início do processo. "É muito bom dizer para vocês, deputados e senadores, que estão no ajudando com a questão do Hospital: continuem nos auxiliando porque a Universidade precisa de vocês!". À comunidade acadêmica, a reitora ressaltou que o "Hospital Universitário é de todo o Tocantins. Teremos, em nosso projeto, uma ala específica para atender indígenas; isso é uma novidade e é muito bom, porque aqui temos mais de dez etnias e precisamos de um hospital que inclua realmente todas as pessoas nesse espaço", frisou.
Atendimento e premissas
De acordo com as informações da Prefeitura Universitária, o Hospital Geral Adulto e Pediátrico da UFT será de alta complexidade para atendimento clínico e cirúrgico, e terá uma ala com atenção exclusiva para a saúde indígena; o projeto prevê 250 leitos hospitalares (sendo 190 para internação e 60 para observação), UTIs adulta e pediátrica, área para hemodiálise, e um ambulatório com 25 consultórios e dez salas para exames.
O projeto prevê uma área de emergência referenciada, atendimentos em diversas especialidades, tanto cirúrgicas (Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Coloproctologia, Ginecologia, Mastologia, Neurocirurgia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia e Urologia) quanto clínicas (Angiologia, Cardiologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Geriatria, Nefrologia, Neurologia, Pediatria, Pneumologia).
A empresa vencedora da licitação terá que elaborar os projetos básico e executivo e também executar a obra do HU-UFT, incluindo fornecimento de materiais, mão de obra, equipamentos serviços correlatos. O certame está vinculado ao Processo nº 23101006712202566 e tramita sob o número de Concorrência 90001/2025, da UASG 154419, com um item licitado. O edital poderá ser consultado presencialmente na Av. 15, Alcno 14, Câmpus de Palmas, Plano Diretor Norte, ou pelo Portal de Compras do Governo Federal, no endereço indicado no aviso, com atendimento em dias úteis, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
As propostas serão recebidas exclusivamente pelo Portal gov.br/compras, e a sessão de abertura das proposta está prevista para 30 de dezembro de 2025, às 9h, no mesmo ambiente eletrônico.