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Tecnologia

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Huawei, gigante chinesa de tecnologia, assinaram nessa sexta-feira (10) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) voltado à promoção da inovação e da transformação digital no Brasil. O acordo foi firmado entre o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, e o presidente de Relações Públicas e Institucionais da Huawei no Brasil, Fred Xuhongbo, durante a programação do Palco NIB, o principal do Festival Curicaca, novo evento nacional de tecnologia e inovação realizado em Brasília e apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras por meio da Lei de Incentivo Cultural.

A parceria tem como foco impulsionar o uso de tecnologias da Indústria 4.0 no setor produtivo, com ações como projetos-piloto, capacitações em 5G, inteligência artificial e internet das coisas, além do apoio a startups e pequenas empresas. O objetivo é ampliar a eficiência produtiva, estimular a pesquisa e fortalecer a integração entre governo, academia e indústria.

Anfitrião do Festival Curicaca, Ricardo Cappelli destacou a importância da cooperação entre os dois países e lembrou sua visita à sede da Huawei em Shenzhen, na China. “Foi impressionante ver de perto o que os chineses estão fazendo em inovação, inteligência artificial e cloud. Esse acordo nos traz a oportunidade de integração, de troca de experiências e de tecnologias que certamente abrirão novas possibilidades para os brasileiros e para a juventude do País”, afirmou.

Para Fred Xuhongbo, o acordo representa um passo estratégico para o fortalecimento da economia digital brasileira. “O Brasil está aprendendo a desenvolver uma economia digital, a formar talentos locais e ecossistemas tecnológicos. Muitas empresas locais podem crescer nos próximos anos. Talvez, no futuro, o Brasil tenha suas próprias versões da AWS, da Microsoft ou da Huawei. Esse é o nosso objetivo”, destacou.

O executivo também ressaltou o potencial da capital federal como polo tecnológico. “Queremos que Brasília se torne uma cidade digital, talvez até uma cidade modelo. Assim como a China desenvolveu grandes polos de inovação, o Brasil também pode trilhar esse caminho”, afirmou.

Xuhongbo defendeu ainda mais investimentos em educação e formação em áreas de STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática). “Na China, mais de dez milhões de estudantes se formam por ano, e mais da metade é de STEM. No Brasil, são cerca de 46 mil. Se incentivarmos mais jovens a seguir essas áreas, poderemos fortalecer universidades e criar um ecossistema próprio de inovação”, completou.

Competição internacional reconhece talentos latino-americanos

Logo após a assinatura do acordo, a Huawei anunciou os vencedores da Huawei Developer Competition, principal evento da Huawei Cloud para desenvolvedores de TIC, que desafia equipes a criar soluções tecnológicas para problemas reais.

As equipes brasileiras conquistaram o primeiro lugar nas duas trilhas da competição (Inteligência Artificial e Soluções Digitais), consolidando a liderança do país em inovação tecnológica na América Latina. O segundo lugar foi dividido entre participantes da Argentina, Peru e México, enquanto o terceiro reuniu representantes do Brasil, Peru, Colômbia e Paraíba.

O diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da ABDI, Carlos Geraldo, elogiou a qualidade dos projetos e a colaboração regional. “Quero agradecer especialmente aos colegas do Peru e do México. O que vocês trouxeram é muito importante e inspira novas possibilidades de cooperação para nós, brasileiros”, afirmou.

Também participaram da assinatura do ACT e da premiação outros representantes da Huawei no Brasil e a pró-reitora acadêmica da Universidade Católica de Brasília (UCB), Silvia Kelly.

O Festival Curicaca

A primeira edição do Festival Curicaca — batizado em homenagem à ave símbolo do Cerrado, conhecida por anunciar mudanças no tempo — nasce com um propósito claro: reposicionar o Distrito Federal como o epicentro da inovação industrial brasileira.

Inspirado no modelo descentralizado do evento norte-americano South by Southwest (SXSW), o festival levará conteúdos e experiências para diversos pontos da capital, promovendo uma verdadeira imersão na criatividade, tecnologia e cultura.

Com expectativa de reunir 100 mil pessoas ao longo de cinco dias, a programação inclui circuitos de startups, experiências sensoriais, gastronomia, games, exposições e shows.

A curadoria do Festival Curicaca está organizada em 10 trilhas de conhecimento, alinhadas às 6 missões da Nova Indústria Brasil (NIB). Na Arena BRB, os participantes encontrarão um ecossistema vibrante de palcos temáticos, com centenas de painéis e especialistas renomados. Cada palco foi cuidadosamente pensado para provocar reflexões estratégicas e atuais sobre os rumos do Brasil. São eles:

Palco NIB Petrobras: O palco principal do evento reunirá keynotes internacionais e debates sobre o futuro do Brasil. Entre os confirmados estão Mariano Gomide (VTEX) e Verena Paccola (Forbes Under 30). Os temas incluem a estratégia da Nova Indústria Brasil, descarbonização, robótica e o potencial brasileiro no cinema e no turismo global.

Palco Futuro (Sebrae): Dedicado a explorar o impacto da revolução tecnológica no trabalho e na sociedade, contará com nomes como Samuraí Brito (Itaú) e Maria Paula (atriz e mestra em saúde mental). Inteligência artificial, novos modelos de educação e bem-estar digital estarão em pauta.

Palco Indústria (BNDES): Voltado para tecnologia, capital e narrativas que moldam o futuro industrial, com Mariana Vasconcelos (Agrosmart), Camila Achutti (Mastertech), Daniel Balaban (ONU), Nina Santos (Políticas Digitais) e Billy Nascimento (Forebrain). Fundos de impacto, mobilidade, liderança digital e combate à desinformação serão debatidos.

Palco Inovação (Finep): Espaço para cases de empresas e startups que transformam pesquisa em impacto real. Entre os nomes confirmados estão Luana Raposo (Biotech) e Juliane Blainski (ManejeBem).

Palco Petrobras Cultural: Voltado à força da cultura brasileira, com shows, espetáculos e experiências que celebram a diversidade artística e a economia criativa.

Além dos palcos, a estrutura contará com experiências imersivas para toda família, como uma cidade futurística, experimentações científicas, feiras, desafios de inovação com startups e ativações do setor produtivo de todo o Brasil.

O Festival Curicaca tem o patrocínio cultural da Petrobras por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, além de parceiros como BNDES, Embratur, Embrapii, ABIMDE, CNI, Senai, Sebrae, CNI, Finep, Huawei, Embrapa, Universidade Católica de Brasília, IFB, UNB, P&D Brasil, Ministério da Fazenda, MEC e MDIC.

ABDI - MDIC

A ABDI é vinculada ao MDIC/Governo Federal e atua para fortalecer a indústria nacional, impulsionando a competitividade, inovação e sustentabilidade do setor produtivo.