A Biblioteca do Sesc Tocantins em Palmas recebe, no dia 21 de outubro, às 19h, o lançamento do livro “O Sangue das Pedras”, de Paulo Aires Marinho. A obra será apresentada ao público em uma noite de autógrafos, que marca mais um importante momento na trajetória literária do autor.
O Sangue das Pedras é um longo poema que se apresenta como uma ampla metáfora da condição humana e ambiental, seus dramas e um forte aceno ao exercício da teimosa Utopia. A obra contempla a memória das contradições sociais e políticas do nosso tempo, com linguagem poética e crítica.
Do prefácio
“Paulo Aires Marinho explora neste poema a degradação da condição humana e do nosso ambiente vital, no seu Cerrado, na América do Sul e no mundo todo, num contexto social onde os homens estão ficando cegos e surdos aos sofrimentos dos seus irmãos e de todos os seres vitais, animais e plantas”.
Sobre o autor - Paulo Aires
Paulo Aires Marinho, natural do Tocantins e residente no distrito de Luzimangues, é poeta, escritor e ativista cultural reconhecido por sua atuação na promoção da literatura e da educação no estado. Formado pela UnirG, ele idealizou projetos como o Bate-Papo Literário, realizado em bibliotecas escolares para incentivar a leitura e a produção textual entre estudantes. Sua escrita reflete um olhar crítico e sensível sobre o cerrado, as questões humanas e o contexto social e político brasileiro.
Autor de obras como Cantigas de Resistência (2003), O Beijo de Vesúvio (2007), Perto do Fogo - Trilogia do Amor, da Terra e da Esperança e O Sangue das Pedras, Paulo Aires constrói uma trajetória marcada por lirismo, engajamento e reflexão ambiental.