Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Edu Fortes/Secom Palmas

Foto: Edu Fortes/Secom Palmas

Encerrando o ciclo de eventos comemorativos pelos 20 anos da Política de Assistência Social em Palmas, a Prefeitura realizou nessa terça-feira, 21, o 1º Seminário Municipal do Creas, com o tema ‘A importância do Centro de Referência Especializado de Assistência Social na Rede de Proteção Social de Palmas’.

O prefeito Eduardo Siqueira Campos destacou que a gestão tem como prioridade o cuidado com as pessoas, especialmente as que mais precisam da atenção do poder público. “Esse evento nos dá oportunidade de discutir uma política pública fundamental, direcionada às vítimas de violência e às pessoas em situação de rua. É uma demanda prioritária e que não pode esperar”, afirmou.

A primeira-dama e secretária municipal de Ação Social e da Mulher, Polyanna Siqueira Campos, ressaltou o trabalho dos profissionais que atuam no atendimento às vítimas de violações de direitos. “O Creas nos lembra que toda pessoa tem direito à dignidade e a uma vida livre de violências. Por isso, a gestão tem como prioridade fortalecer esses equipamentos, e a implantação do Creas II é prova desse compromisso”, reforçou.

A superintendente de Proteção Social Especial, Marlucy Albuquerque, enfatizou a importância da atuação integrada com outros órgãos e instituições. “O trabalho do Creas é feito em rede, com o apoio de secretarias, conselhos, sistema de Justiça e sociedade civil, garantindo um atendimento mais efetivo e humanizado”, destacou.

O especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes e secretário de Assistência Social de Campo do Brito (SE), Valdiosmar Vieira Santos, abordou os desafios enfrentados pelos Creas em todo o país e a influência dos marcadores sociais nas situações de vulnerabilidade. “As violações de direitos estão frequentemente relacionadas a múltiplas formas de desigualdade. É essencial compreender essas interseccionalidades para construir políticas públicas mais justas e eficazes”, pontuou. (Secom Palmas)

Foto: Edu Fortes/Secom Palmas