A estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Netally Vitória Souza Alves é finalista na etapa nacional da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ). A reportagem intitulada “Mulheres geram renda, empreendem, inovam, preservam a cultura e revigoram o cerrado tocantinense”, orientada pela professora Maria de Fátima de Albuquerque Caracristi, foi publicada no Calangopress, veículo laboratorial do curso de Jornalismo da instituição.
A cerimônia nacional de premiação será realizada no dia 4 de dezembro, em Brasília (DF).
Após as etapas estadual e regional, o Sebrae Nacional selecionou finalistas de 16 estados brasileiros, incluindo o Tocantins, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina.
Em 2025, o Tocantins se destacou entre os participantes da 12ª edição como o estado com maior número de inscrições na categoria Jornalismo Universitário da Região Norte, somando 12 trabalhos inscritos. No total, foram 95 inscrições de profissionais e estudantes tocantinenses, o que garantiu ao estado a segunda colocação geral na região, atrás apenas do Pará, que registrou 145 inscrições.
As produções inscritas no Tocantins se distribuíram entre as cinco categorias da premiação: Texto (40), Áudio (15), Vídeo (12), Fotojornalismo (16) e Jornalismo Universitário (12).
“A liderança na categoria voltada para estudantes reforça o protagonismo dos futuros profissionais de Jornalismo no Tocantins e o interesse em pautas ligadas ao empreendedorismo e à inovação. O resultado reafirma o prêmio como a maior iniciativa de valorização do jornalismo voltado ao empreendedorismo no país”, destaca Nemias Gomes, gerente do Sebrae.
Em âmbito nacional, o Prêmio Sebrae de Jornalismo alcançou em 2025 o terceiro recorde consecutivo de inscrições, com quase 3,5 mil trabalhos enviados, representando um crescimento de 12% em relação ao ano anterior.
A cerimônia reunirá jornalistas e estudantes de todo o Brasil para revelar os vencedores das cinco categorias Texto, Áudio, Vídeo, Fotojornalismo e Jornalismo Universitário, além do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, escolhido entre os primeiros colocados de cada categoria.
Os vencedores nacionais receberão, além do troféu, notebooks e celulares de última geração, em reconhecimento à produção jornalística de qualidade sobre o empreendedorismo brasileiro. (Sebrae Tocantins)

