A Escola de Tempo Integral Daniel Batista, na Quadra 508 Norte, vai receber mais uma edição da Caravana do Bom Samaritano. O evento, organizado pela Catedral de Palmas, começa às 13h30 e segue até 17h30. O público-alvo é a comunidade que mora nas quadras ao redor da escola. A entrada é gratuita.
O objetivo da caravana é oferecer à população uma tarde de solidariedade e amor por meio da doação do tempo e dos dons de membros das pastorais da Catedral e de voluntários inscritos para participar. Na última edição, em 2023, foram registrados mais de mil atendimentos e em torno de 250 pessoas serviram voluntariamente.
A lista de serviços é extensa. Entre as atividades, haverá sala de oração, bazar de roupas e acessórios com preços populares, espaço com brincadeiras para as crianças, cortes de cabelo, orientação jurídica e emissão de Carteira de Identidade, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins. (Para emitir Documento de Identidade é necessário levar Certidão de Nascimento e Casamento (se houver) e CPF; Outros documentos podem ser acrescentados, como Título de Eleitor, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho e PIS/PASEP).
A área da saúde também é contemplada com atendimentos gratuitos nas áreas da nutrição, fisioterapia e estética, além de diversas especialidades médicas. São elas: clínico-geral, psiquiatra, pediatra, oftalmologista (olhos), dermatologista (pele), otorrinolaringologista (ouvido, nariz e garganta), ortopedista (ossos, músculos e articulações) e especialista em dor. Com exceção do bazar, os demais atendimentos são gratuitos.
“Outubro é o mês missionário para a Igreja. A caravana é o gesto concreto e visível da Catedral para celebrar nossa missão, que é evangelizar por meio da caridade, fazendo com que a Igreja seja uma presença viva e transformadora no coração das famílias. Não é somente uma ação social, é cuidar, acolher e se doar para quem precisa”, explica o pároco da Catedral, Pe. Eduardo Zanom.
Foto: Divulgação Catedral de Palmas
A Catedral destaca que o bom samaritano tem origem na Bíblia. A narrativa conta a história de um homem judeu que foi assaltado e ficou ferido em uma estrada. Várias pessoas passaram por ele e não prestaram socorro, até que um samaritano, considerado povo inimigo dos judeus, parou e ajudou.
Ao concluir, a Catedral de Palmas ressalta a lição da parábola: é que o amor ao próximo deve ser maior que qualquer diferença existente e que ações de solidariedade, compaixão e misericórdia devem fazer parte da vida do cristão.

 
            
