Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Adilvan Nogueira/Secom-TO

Foto: Adilvan Nogueira/Secom-TO

Os dados do Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil© da MySide revelam que a capital tocantinense tem um dos menores índices de assassinatos dentre as capitais brasileiras. O estudo conta com informações mais recentes do Ministério da Saúde e do IBGE.

Palmas está na lista das capitais mais seguras do Brasil, ocupando a 8ª posição entre as 27 capitais. De acordo com o levantamento, a taxa registrada na capital do Tocantins é de 22,3 homicídios a cada 100 mil habitantes. Em Salvador (BA), última colocada do ranking, a taxa é de 57,6, ou seja, mais do que o dobro da registrada em Palmas.

A capital do Tocantins teve um salto expressivo em segurança. Em 2024, a cidade estava na 22ª posição entre as capitais do país, com indicador de 49,4, caindo para 22,3 mortes violentas a cada 100 mil habitantes em 2025. Mesmo com o avanço, Palmas ainda é uma das capitais com o menor efetivo de Guardas Municipais do Brasil, o que reforça a importância de políticas integradas entre forças estaduais e municipais para manutenção dos índices positivos.

Confira o gráfico das capitais mais seguras:

Metodologia da pesquisa

O anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil© é fundamentado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde.

O principal indicador utilizado para classificar as cidades foi a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes. Esse indicador é amplamente reconhecido como uma medida sólida e universal de segurança pública. 

Organizações internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), utilizam essa taxa em seus relatórios, considerando-a fundamental para comparações regionais e temporais.

Tags: MySide, Palmas, Unodc