O ano de 2025 está chegando ao fim e, para muita gente, esse pode ser o momento de virada na vida. Com o encerramento de um ciclo e a expectativa de novos começos, cresce o número de profissionais que decidem mudar de carreira ou iniciar projetos pessoais em busca de mais propósito, realização e equilíbrio entre vida e trabalho.
Uma pesquisa da plataforma Catho, realizada para a CNN, revelou que 42% dos profissionais brasileiros pretendem mudar de área ainda em 2025. Entre os jovens de 26 a 35 anos, o índice sobe para 46%. O levantamento mostra que, embora a insatisfação profissional seja alta, há também uma disposição crescente em redesenhar trajetórias e recomeçar, o que indica um movimento de transformação que deve marcar o mercado nos próximos meses.
Para a especialista em posicionamento estratégico Thalita Siqueira, tão importante quanto escolher um novo caminho é planejar essa mudança de forma estruturada e comunicar a transição com clareza. "A decisão de mudar de carreira costuma surgir do desejo de coerência entre o que acreditamos, gostamos e fazemos. Mas o que determina o sucesso dessa transição é como o profissional se posiciona diante do novo caminho", explica.
Thalita ressalta ainda que, em um mercado cada vez mais competitivo, a autoridade profissional não depende apenas do conhecimento técnico, mas também de como essa capacidade é percebida pelos outros. "Autoridade não é sobre o que você sabe, embora saber seja crucial, e sim sobre deixar isso evidente. Para isso, é preciso se comunicar de forma consistente e autêntica, confortável como quem domina o tema e tem valor a agregar", orientou.
Mais do que aproveitar o simbolismo do início de um novo ano, a verdadeira virada acontece quando o profissional tem clareza sobre sua mensagem, propósito e o impacto que deseja gerar. Comunicar o novo posicionamento com estratégia é um passo essencial para transformar o desejo de recomeço em uma trajetória sólida e coerente. E, para isso, também é importante ter muito planejamento e apoio especializado. (Precisa/AI)

