Em um passo significativo para o fortalecimento do controle social e a defesa dos profissionais da saúde, o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins (Sindifato) foi eleito na última quinta-feira, 13 de novembro, para integrar o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Palmas. A eleição garante à entidade representativa uma cadeira no segmento de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) para o triênio 2025/2028, ao lado de outras entidades que compartilham o compromisso com a saúde pública da capital.
O Conselho Municipal de Saúde é uma das instâncias mais vitais para a participação social, tendo como função primordial fiscalizar os atos e a correta aplicação dos recursos da gestão municipal na área da saúde. Sua atuação é fundamental para garantir a transparência e a qualidade dos serviços oferecidos à população.
Para o presidente do Sindicato, Renato Soares Pires Melo, esta representatividade permitirá uma fiscalização mais incisiva e propositiva. “A atuação do Sindifato tem sido fundamental para o controle social, uma vez que os gastos com medicamentos e insumos têm se elevado no município de Palmas, principalmente em decorrência de compras emergenciais. O Sindicato dos Farmacêuticos está atento a esse aumento de despesa e vem cobrando o bom uso do erário público, a estruturação adequada das farmácias e o número suficiente de pessoal para atender à demanda da população”, pontua Melo.
Uma das prioridades do Sindifato, com assento no Conselho, será cobrar a ampliação do quadro de farmacêuticos na rede municipal de saúde. “Pretendemos intensificar a cobrança por mais vagas para farmacêuticos, em especial para aqueles aprovados no último concurso e que estão no cadastro de reservas. É inaceitável que algumas farmácias municipais estejam funcionando apenas meio período por falta de profissionais, desassistindo a população que precisa de medicamentos e inviabilizando tratamentos”, enfatiza o presidente.
A eleição do Sindifato também reflete o sucesso da colaboração com outras entidades sindicais, um entrosamento que tem logrado êxito em diversas demandas relacionadas à saúde. “Não existem casos isolados que envolvam apenas uma ou duas categorias. Os problemas de falta de pessoal, assédio e outras demandas afetam todas as categorias da saúde. Essa união de forças é essencial para fortalecer nossa voz e alcançar resultados concretos”, afirma Renato Melo.
Com a sua recondução ao Conselho, o Sindifato tem a expectativa de que as demandas dos farmacêuticos sejam finalmente atendidas. “Temos bons argumentos e a legalidade ao nosso favor para defender os interesses da categoria e, consequentemente, da população que depende de um serviço de saúde de qualidade”, projeta Melo sobre o triênio 2025/2028.
CMS
O Conselho Municipal de Saúde de Palmas é composto por 32 conselheiros, sendo 16 representantes dos conselhos locais de saúde e usuários do SUS, 8 dos trabalhadores de saúde – segmento para o qual o Sindifato foi eleito – e 8 dos prestadores de serviços, além dos representantes da gestão.
Convite
Para que a atuação do Sindicato seja ainda mais forte e representativa, o Sindifato reitera o convite para que os farmacêuticos se associem. "É através da união e da contribuição de cada profissional que a categoria se fortalece e o Sindifato cresce, tornando-se uma voz cada vez mais potente na defesa de seus direitos e na construção de uma saúde pública mais justa e eficiente", destaca o presidente Renato.
Sindifato
O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins foi fundado em 20 de setembro de 1997 e registrado em 8 outubro de 1998, quando foi constituída a primeira diretoria em assembleia geral da categoria. É formado pela Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Delegados Representantes junto á Federação, efetivos e suplentes, eleitos a cada quatro anos.
E-mail: contato@sindifato.org.br. Página online: https://www.sindifato.com.br/. Instagram (@sindifato).

