“O Agente Secreto” segue movimentando cinemas do Brasil, onde já se aproxima dos 700 mil espectadores e conquistou dois novos prêmios internacionais. O longa de Kleber Mendonça Filho venceu o Prêmio da Crítica no Key West Film Festival e o de Melhor Fotografia (Evgenia Alexandrova) no Festival Internacional de Cinema de Estocolmo.
Além disso, o diretor Kleber Mendonça Filho, a produtora Emilie Lesclaux e o protagonista Wagner Moura marcaram presença em Los Angeles no Governors Awards – cerimônia realizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, e evento importante na campanha dos filmes que buscam se sobressair na temporada de premiações.
“O Agente Secreto” pelo mundo
Em território internacional, “O Agente Secreto” já estreou em Portugal e na Alemanha, e, no próximo dia 26, chega aos cinemas de Nova York, dando início ao lançamento na América do Norte, que segue no dia 5 de dezembro para as salas de Los Angeles, e, posteriormente, para ampliar o circuito norte-americano. Esta será uma etapa importante para a temporada de premiações, assim como a disponibilidade do filme nas plataformas dos respectivos prêmios. A produtora Emilie Lesclaux, se pronunciou neste fim de semana sobre a estratégia e a chegada do longa à plataforma do Globo de Ouro.
“Na próxima quinta-feira teremos a coletiva de ‘O Agente Secreto’ com os integrantes do Golden Globes, além de entrevistas individuais com Kleber Mendonça Filho e com Wagner Moura. Um dia antes, na quarta-feira, o filme chegará nas plataformas dos GGs e também do CCs (Critic’s Choice), antecedendo a estreia norte-americana do filme nos cinemas. Vale lembrar que Kleber foi homenageado como Diretor pelo Critic’s Choice Latino mês passado, em Los Angeles, e ‘O Agente Secreto’ terá mais sessões presenciais em LA e Nova York, incluindo para a The National Board of Review, associações de técnicos (guilds) e imprensa. Trabalhamos arduamente com a Neon, que tem sido grande parceira com a Mubi na divulgação internacional de ‘O Agente Secreto’, cujo lançamento nos cinemas do Brasil é um sucesso que já ultrapassou o meio milhão de espectadores e que a cada dia conquista mais espaço nos EUA", disse.
Além da possibilidade de representar o Brasil em algumas das premiações mais emblemáticas do cinema mundial, “O Agente Secreto” já garantiu 20 prêmios internacionais, incluindo os vindouros prêmios para Wagner Moura por seu trabalho no filme: Prêmio de Atuação no Indiewire Honors, que acontece em Dezembro, e o Virtuoso Award no Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara, que será concedido em 2026.
Na agenda de “O Agente Secreto” pelo mundo, destaca-se também sua estreia na França, que acontece em 17 de dezembro. O vencedor de quatro prêmios em Cannes tem lançamento garantido em mais de 90 países da América do Norte, América Latina, Europa, Ásia e Oceania, de acordo com a MK2, responsável pela comercialização dos direitos de exibição do longa internacionalmente. Entre os territórios já confirmados estão alguns dos maiores mercados cinematográficos do mundo, como China, México e Coreia do Sul, além de países como Grécia, Índia, Nova Zelândia e Finlândia.
“O Agente Secreto” é uma coprodução internacional, com produção da CinemaScópio, e tem como coprodutora a francesa MK2 Films, a alemã One Two Films e a holandesa Lemming. A distribuição no Brasil é realizada pela Vitrine Filmes e com patrocínio da Petrobras, que em 2025, comemora 30 anos de apoio ao cinema brasileiro.
Sinopse
Brasil, 1977. Fugindo de um passado misterioso, Marcelo, um especialista em tecnologia, na casa dos quarenta, volta ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.

