Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Literatura

Foto: Divulgação IFTO

Foto: Divulgação IFTO

A VII Feira de Cultura e Troca de Livros Literários e Gibis do Campus Palmas do IFTO contará com o lançamento do livro “Quando o Judô Chegou por Aqui”, do Sensei Weimar Castilho, que ocorrerá no dia 25 de novembro, terça-feira, às 18h30, na biblioteca do Campus. A obra resgata com sensibilidade e rigor a história do judô no Tocantins.

Além de celebrar a memória do Judô tocantinense, o lançamento tem um importante viés solidário: toda a renda arrecadada com a venda do livro será destinada a apoiar os judocas do Tocantins em suas participações em competições regionais e nacionais. Quando questionado sobre o que o motivou a escrever o livro, Weimar explica que a ideia surgiu após a realização de um curso para aspirantes à faixa preta.

"Em diversas teses que consultei, observei que a história da chegada do judô em alguns estados brasileiros era frequentemente registrada a partir de fontes terciárias. Refletindo sobre isso, percebi que, no Tocantins, os responsáveis por trazer o judô ainda estão vivos e podem narrar essa trajetória em primeira mão. Enxerguei uma oportunidade rara, como beber água diretamente da fonte. Motivado por esse interesse e pelas pesquisas que venho desenvolvendo, fui convidado a ministrar um curso de história do judô para aspirantes à faixa preta. O material elaborado para esse curso apresenta um breve percurso do judô desde sua origem no Japão, sua chegada ao Brasil e, posteriormente, sua implantação no estado do Tocantins", declarou Weimar.

Ele acrescenta que, após o curso, diversos senseis recomendaram, de maneira enfática, que ele transformasse esse conteúdo em um livro, de modo a deixar um legado duradouro para os judocas do Tocantins.