O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins e do Conselho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Roberto Magno Martins Pires, inaugurou na noite dessa quinta-feira, 18, o auditório do Centro de Educação e Tecnologia do Senai em Araguaína, que foi totalmente revitalizado. Na agenda do dia, que incluiu a inauguração e visita do prefeito de Araguaína ao Senai, Pires destacou potencialidades e desafios da indústria no Tocantins e ressaltou o trabalho do Sistema Fieto.
“Com todos os obstáculos que uma indústria nascente como a do Tocantins enfrenta, a exemplo de falhas de infraestrutura e na formação educacional, o nosso estado ainda comemora resultados como o crescimento do PIB acima da média nacional, impulsionado pelo agronegócio. Essa é a nossa maior vocação que nos direciona a defender a agroindústria para agregar valor e gerar mais emprego e renda a partir de um produto transformado. Dessa forma, seremos seguramente um eixo de desenvolvimento e não somente um eixo viário”, disse Pires.
As importantes entregas do ano e o trabalho do Sistema Fieto, por meio de suas casas Fieto, Sesi, Senai e IEL, também foram abordadas.
“O Sistema Fieto trabalha em várias frentes na busca por um ambiente favorável de negócios pro empresário industrial. A Fieto apontando caminhos e dialogando com o poder público na defesa dos interesses da indústria, o IEL oportunizando experiência prática supervisionada de estudantes inseridos no mercado por meio do estágio, o Sesi ofertando educação básica de qualidade e alinhada à formação que o mercado necessita, assim como o Senai que prepara a mão de obra alinhada às demandas do nosso segmento", explicou.
Auditório
Projetado para atender o Sistema Fieto e toda a comunidade, o auditório do Senai leva o nome da conselheira Marlei Maria Moreira, em reconhecimento à sua contribuição institucional.
A cerimônia de inauguração reuniu lideranças industriais, autoridades locais, representantes do Sistema Fieto e familiares de Marlei Maria Moreira que receberam a placa de homenagem. Em nome da família, o conselheiro Cabral Gonçalves resumiu em uma palavra a justa homenagem “gratidão”.
Relembrando suas experiências no auditório o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, que já foi colaborador do Senai, agradeceu a contribuição ao município com a entrega do espaço que, segundo ele, sempre foi palco de ações marcantes na área de cultura e educação e agora oferece a melhor estrutura do estado para os eventos.
Cessão de uso
A agenda do dia também contemplou visita ao Senai de Roberto Pires e Wagner Rodrigues. Eles oficializaram a cessão de uso, sem ônus, do espaço onde funcionava a primeira escola do Sesi para atividades de educação pelo município.

