Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Foto: Divulgação Correios/TO

Foto: Divulgação Correios/TO

Momentos de muita emoção e alegria marcaram a Campanha Papai Noel dos Correios no Tocantins. Em todo o Estado, foram entregues mais de três mil presentes, reforçando a importância da solidariedade e da fraternidade.

Neste ano, a equipe dos Correios visitou 24 instituições parceiras (creches, escolas, casas de acolhimento e núcleos socioeducativos) e, em todas as entregas, a chegada do Bom Velhinho emocionou as crianças que aguardavam o tão sonhado presente de Natal.  

A diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Fontes do Saber, Christina Aires, agradeceu aos Correios pelo trabalho realizado por meio da campanha natalina. "É com grande alegria que celebramos a entrega de 390 presentes que levaram encanto, esperança e sorrisos às crianças do CMEI. Nosso sincero agradecimento aos Correios e a todos que adotaram uma cartinha transformando sonhos em realidade".

Um desses sonhos que se concretizou foi o da pequena Cecilia, 7 anos, aluna do CMEI. Ela fez um pedido especial ao Bom Velhinho: uma cama para dormir. “Quando eu vi a cama, meu coração bateu forte de alegria. Eu amei meu presente e estou muito feliz. Obrigada Papai Noel”. 

Gael Lucas, 6 anos, aluno da Escola Municipal Benedita Galvão, localizada em Palmas-TO, pulou de alegria ao receber o esperado presente de Natal. "Eu ganhei uma mochila muito legal, caderno, lápis de cor, borracha e um monte de coisa. Era meu sonho ganhar o material escolar para eu estudar ano que vem", disse sorrindo.

Neste ano, o Papai Noel dos Correios também atendeu alguns pedidos inusitados: uma viagem para a casa da bisavó, dois pares de ingressos para ir ao brinquedo do shopping e uma calopsita. 

Foto: Divulgação Correios/TO

Nesta edição, o Papai Noel dos Correios realizou duas entregas muito especiais: na Comunidade Quilombola Engenho-Açude, próxima ao município de Santa Rosa do Tocantins e na Aldeia Indígena Boto Velho, localizada próxima ao município de Lagoa da Confusão.

Até o dia 24 de dezembro, os ajudantes do Papai Noel estarão trabalhando para entregar os presentes: eles não vestem vermelho e branco, mas com o uniforme amarelo e azul, os carteiros visitam as residências das crianças que tiveram a cartinha adotada.   

Os Correios encerraram, nesta semana, a maior campanha de solidariedade do país: todas as 300 mil cartas disponibilizadas para adoção no Papai Noel dos Correios 2025 foram atendidas. Dessas, 250 mil foram adotadas pela sociedade e por entidades públicas e privadas. Na reta final, a Receita Federal do Brasil (RFB) reforçou a ação com a doação de 50 mil kits contendo itens infantis e brinquedos.

A iniciativa contemplou pedidos de estudantes da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também foram atendidas cartas de crianças em situação de vulnerabilidade social com até 10 anos, além de pessoas com deficiência (PcD) de qualquer idade. Cerca de 6 mil cartas enviadas por jovens acolhidos em unidades vinculadas ao Conselho Nacional de Justiça também foram atendidas.

Esta é a 36ª edição da campanha, que mobiliza secretarias de educação, padrinhos corporativos, sociedade e empregados dos Correios para transformar sonhos em realidade. Em mais de três décadas, quase 7 milhões de cartinhas foram atendidas.