A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET) participou da primeira reunião do setor produtivo com o novo secretário da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro), Fred Sodré. O objetivo foi apresentar demandas e discutir os principais gargalos enfrentados pelo setor.
O presidente do Sistema Faet/Senar, Paulo Carneiro, fez uma exposição sobre a situação atual do projeto de crédito de carbono no estado e cobrou uma posição mais clara do Governo do Tocantins em relação ao tema. “Apesar das diversas reuniões, nós temos algumas dúvidas quanto a proposta”, destacou.
Durante o encontro, foi entregue oficialmente ao secretário um documento do setor produtivo que aponta diversos problemas relacionados ao projeto REDD+ Tocantins.
O documento destaca irregularidades e inconsistências jurídicas, financeiras e administrativas no Contrato de Fomento para Certificação e Compra e Venda de Créditos de Carbono Florestal Jurisdicional (Programa REDD+ Tocantins), reforçando a necessidade de maior diálogo e transparência na condução do projeto.
Além da pauta do crédito de carbono, o assessor técnico da Faet, Luiz Cláudio, destacou outras demandas consideradas prioritárias pelo setor produtivo, como questões fundiárias, necessidade de capacitação, avanços na proposta de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), dificuldades enfrentadas pela cadeia do leite em razão dos preços no mercado.
O secretário Fred Sodré recebeu todas as demandas apresentadas pelas entidades e se colocou à disposição para analisar os pontos levantados, afirmando que irá dar retorno ao setor produtivo o mais breve possível. O encontro reuniu representantes de associações, cooperativas, além de pequenos, médios e grandes produtores rurais.

