Nesta semana, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) coordenou a primeira entrega de alimentos do Programa Cozinha Solidária no estado de Tocantins. A ação envolveu a participação de diversos parceiros institucionais e foi articulada pela Superintendência Regional da estatal em Tocantins (Sureg-TO), com o objetivo de apoiar o enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional.
Na primeira operação foram distribuídos 519 quilos de alimentos — milho verde, folhagens, mandioca embalada a vácuo, abacaxi e 50 dúzias de ovos — fornecidos pela Associação dos Produtores Agrofamiliares de Palmas (Asproagro). A iniciativa faz parte de um contrato que prevê a entrega de aproximadamente R$ 100 mil em produtos à Cozinha Solidária da Associação Projeto Refúgio, durante o período de um ano.
Segundo a Conab, essa entrega marca o início da execução local do programa e amplia a visibilidade das cozinhas solidárias em Tocantins, estimulando a adesão de novos grupos e entidades ao processo de mobilização e combate à fome.
Com essa estratégia, mais de 50 cozinhas foram mapeadas e cinco delas conseguiram se habilitar no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Essas unidades receberão, ao longo de 2026, os alimentos provenientes da agricultura familiar, fortalecendo a integração entre produtores e iniciativas de segurança alimentar no estado.
Desde 2023, a Sureg-TO atua na articulação entre as demandas do programa e as cozinhas comunitárias. A equipe criou um grupo de comunicação entre os participantes e manteve contato com conselhos e secretarias de ação social. Diante das dificuldades de habilitação das cozinhas na plataforma do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a Conab iniciou em 2025 uma rede de apoio solidário para auxiliar no processo de adesão.
Papel da Conab
A Conab atua no Programa Cozinha Solidária em parceria com o MDS. O programa é voltado a pessoas ou instituições que preparam e distribuem refeições para populações em situação de vulnerabilidade, como pessoas em situação de rua e desabrigados. Após a habilitação junto ao Ministério e o envio das demandas, a Conab utiliza recursos do governo federal, via o ministério, para contratar associações e cooperativas da agricultura familiar. Essas são selecionadas com base no cadastro de fornecedores vinculados ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As entidades contratadas fornecem e entregam diretamente os produtos às cozinhas solidárias, que os utilizam no preparo das refeições oferecidas à comunidade.
