Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes Filho/Secom Araguaína

Foto: Marcos Sandes Filho/Secom Araguaína

Na manhã da última quinta-feira, 29, o Centro-Dia foi tomado por risadas, movimento e afeto. Os usuários participaram de uma atividade recreativa pensada para estimular a interação, a socialização e o bem-estar, em um momento de descontração que envolveu usuários e profissionais em uma vivência leve, alegre e cheia de significado.

Mais do que uma ação pontual, a atividade reflete o cotidiano do Centro-Dia, um espaço de cuidado e convivência que acolhe pessoas com deficiência e oferece suporte não apenas aos usuários, mas também às famílias. Atualmente, a unidade atende a 30 beneficiários, que são buscados em veículo adaptado em suas casas e chegam ao local logo pela manhã, a partir das 7h, iniciando o dia com o café da manhã e uma programação cuidadosamente planejada.

O acesso ao serviço pode ocorrer por encaminhamento do CRAS, do CREAS ou por demanda espontânea. A partir disso, a equipe técnica realiza uma visita à família, avalia o perfil conforme as normativas e, sendo compatível, efetiva a inserção do usuário no serviço. “É um acolhimento que respeita a história, o tempo e a necessidade de cada pessoa”, explica a coordenadora da unidade, Quézia Beatriz Lemes.

Rotina pensada no bem-estar

Ao longo do dia, os usuários participam de atividades pedagógicas, dinâmicas, palestras, momentos de convivência e ações recreativas, sempre conduzidas por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, orientadores, cuidadores e profissionais da área pedagógica. Após o almoço, preparado no próprio local, há um período de descanso antes da retomada das atividades.

Para a coordenadora, o trabalho vai além da técnica. “Eles nos trazem um grande ensinamento. É uma alegria única, espontânea, sincera. Aqui, aprendemos todos os dias a exercer o cuidado com amor e excelência. É uma grande escola de vida”, afirma.

Quem vive essa experiência de perto sente a diferença. O usuário Jailson da Silva, que frequenta o Centro-Dia há três anos, resume o sentimento com simplicidade e verdade: “A gente joga bola, canta, participa das dinâmicas. Fiz muitos amigos aqui, perdi a timidez. Venho todo dia, nunca falto. Tem passeios pro parque, pra outros lugares. Eu gosto daqui, gosto das amizades”.

Centro-Dia: Acolhimento especializado

Em atividades desde 2014, o Centro-Dia integra a rede de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal da Assistência Social. O serviço é voltado para pessoas com deficiência física, visual, intelectual ou múltipla, com idades entre 18 e 59 anos, promovendo inclusão social, autonomia e independência, com acompanhamento especializado.

Além disso, a unidade oferece transporte gratuito garantindo o deslocamento até a permanência no espaço.

Localizado na Rua Ademar Vicente Ferreira, nº 514, no Setor Noroeste, o Centro-Dia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.