Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Verônica Bolzan/Divulgação Secom Palmas

Foto: Verônica Bolzan/Divulgação Secom Palmas

Durante reunião com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, em Brasília/DF, nesta quarta-feira, 3, o secretário extraordinário do Matopiba de Palmas, Carlos Amastha, ouviu do representante federal o reforço do compromisso do governo federal com a integração econômica e social dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e anunciou o lançamento de parcerias voltadas à geração de empregos e fortalecimento de cadeias produtivas como agropecuária, turismo e pesca.

A reunião reforça o alinhamento entre lideranças locais, governo federal e o Congresso Nacional para consolidar o Matopiba como um dos principais vetores de desenvolvimento do país.

O titular da Secretaria do Matopiba, analisou que a criação da pasta no âmbito municipal, representa um passo decisivo para integrar o Tocantins a uma estratégia nacional de crescimento econômico e social. Amastha lembrou o papel histórico do ex-governador Wilson Siqueira Campos, criador do Tocantins, e a visão estratégica do prefeito Eduardo Siqueira Campos na condução de um novo ciclo de desenvolvimento regional. “Quando o prefeito Eduardo Siqueira Campos criou a Secretaria do Matopiba, muita gente se perguntou o que era isso. Mas ele entendeu o projeto, se apaixonou por essa ideia e percebeu que esse é o caminho para dar o novo passo no desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou.

Na avaliação de Amastha, a concepção do Matopiba dialoga diretamente com o espírito visionário de Siqueira Campos, responsável pela criação do Tocantins e pela abertura de novas fronteiras de desenvolvimento no país. “O nosso eterno governador Wilson Siqueira Campos criou o Tocantins com coragem e visão de futuro. Hoje, o Matopiba representa essa continuidade: integrar regiões, gerar oportunidades e preparar o estado para um crescimento sustentável”, completou.

Presenças

Também participou da agenda a presidente do PSB Palmas e diretora da Fundação João Mangabeira, Amanda Sobreira, que destacou a importância da integração regional como eixo estruturante do desenvolvimento brasileiro. O secretário de Inclusão Socioeconômica do MDS, Luiz Carlos Everton, acompanhou a reunião, que sinaliza apoio institucional e político ao avanço do Matopiba. (Secom Palmas)