Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

As primeiras entregas de alimentos do projeto da Associação de Produtores do Projeto de Assentamento Boa Ventura foram iniciadas na quarta-feira, 11, em Piraquê/TO, no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A iniciativa prevê a aplicação de quase R$ 380 mil em ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e ao atendimento da rede socioassistencial.

Durante o encontro, foi formalizada a liberação dos recursos destinados ao projeto, com a presença do superintendente regional da Conab no Tocantins, Marco Túlio do Nascimento, e do superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) no estado, Diego Montelo.

Na ocasião, também foi realizado ato simbólico de entrega de alimentos ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Os itens apresentados incluíram mandioca, milho verde, laranja, banana, acerola, cupuaçu, quiabo, maxixe, abóbora, coco, carambola e jiló.

A programação contemplou ainda orientações sobre o PAA, a iniciativa Cozinha Solidária, o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Crédito Fundiário, Regularização Fundiária, Selo de Inspeção Sanitária e acesso a financiamentos do Pronaf.

Participaram representantes do Ruraltins, do Banco da Amazônia (Basa), além do prefeito municipal, vereadores, secretários, presidentes de associações e alunos da rede escolar beneficiária.

Demais ações no fortalecimento da agricultura familiar - Além do início das operações do PAA em Piraquê, a superintendência da Conab em Tocantins esteve presente, com mais de 30 instituições, na ação de cidadania promovida pelo Tribunal Superior do Trabalho, promovida no último final de semana na cidade de Araguatins. Na ocasião, o superintendente da Conab em Tocantins, Marco Túlio do Nascimento, apresentou as ferramentas de incentivo à produção de alimentos, que, ao mesmo tempo em que auxilia na comercialização dos alimentos das produtoras e produtores sergipanos, contribui para uma alimentação saudável da população em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Entre as ferramentas de compras públicas executadas pela Companhia se destaca o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A partir da modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), a Conab apoia os agricultores e agricultoras familiares, por meio de cooperativas e associações, ao adquirir sua produção. Os alimentos são adquiridos com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e destinados ao abastecimento da rede socioassistencial e de equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, por meio de restaurantes populares, alimentação escolar, nutrição hospitalar e cozinhas comunitárias.

Outra modalidade dentro do PAA voltada para o apoio à produção é a Compra Direta, que tem como objetivo a aquisição de alimentos da agricultura familiar, de forma específica e pontual, em operação aprovada pelo Grupo Gestor do Programa, para disponibilizar alimentos para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.