Mesmo com o fim do período eleitoral, a Central do Eleitor
permanece em funcionamento e atende as dúvidas cotidianas do cidadão
brasileiro. Além dos questionamentos sobre as eleições, a Central também
informa sobre os diversos serviços prestados pela Justiça Eleitoral,sendo
um canal direto e efetivo de comunicação entre este ramo do judiciárioe o
cidadão.
A demanda de atendimentos aumentou mês a mês a partir do seu início de
funcionamento, em julho deste ano. Nos primeiros 30 dias a Central do Eleitor
registrou 677 atendimentos. No mês seguinte, esse número cresceu para 2.703
atendimentos. Já em setembro, em virtude da proximidade do primeiro turno das
eleições, a demanda pulou para 4.206 atendimentos.
Em outubro, somente no dia 3 – dia da eleição - chegaram 449 solicitações,
sendo 415 registradas por e-mail; 26 por telefone; 7 por cartas; e 1
pessoalmente. Em todo mês de outubro foram registrados 3.008 atendimentos com
uma média de 97 por dia. E, desde a criação da Central, foram contabilizados
10.594 atendimentos.
De acordo com o levantamento de dados, o formulário do sistema eletrônico -
disponível no site do TSE - continua sendo o meio mais utilizado para o acesso
à Central do Eleitor.
Entre os temas mais procurados estão pedidos de informações referentes ao local
de votação ou justificativa eleitoral; obrigatoriedade do voto; título de
eleitor, entre outras dúvidas, solicitações ou reclamações. A Central do
Eleitor responde no mesmo dia todos os questionamentos recebidos, salvo se o
tema depender de manifestação de área técnica do Tribunal.
Maioria de estudantes
Entre os que procuraram a Central do Eleitor a maioria é formada por estudantes
(637), seguidos por administradores (425); empregados de empresas privadas
(365) e servidores públicos (324).
Esse público está concentrado principalmente nos estados de São Paulo; Distrito
Federal; Rio de Janeiro; Minas Gerais e Bahia.
O trabalho desenvolvido pela equipe da Central do Eleitor oferece aos eleitores
mais um meio para buscar informações, manifestar opiniões sobre os serviços
prestados e apresentar suas contribuições, mediante o envio de questionamentos,
elogios, críticas ou sugestões.
A Central do Eleitor foi criada no início deste ano pela Resolução 23.268
eatende por meio de formulário
acessível no site do TSE.
Fonte: Assessoria de Imprensa/TRE