Definir as necessidades e levantar a opinião da juventude tocantinense sobre políticas públicas e ações governamentais que influem diretamente no seu cotidiano e na construção do seu futuro são alguns dos objetivos da 2ª Conferência Estadual de Juventude. O evento, que acontece de 28 a 30 de outubro no Colégio Militar de Palmas, é organizado pelo Governo do Estado do Tocantins – por meio da Sejuves – Secretaria Estadual da Juventude e dos Esportes. A abertura oficial do evento acontece às 14h desta sexta-feira.
Mais de mil jovens representantes de todas as regiões do Tocantins vão estar reunidos em Palmas para debater assuntos de relevância para a formação do cidadão. Entre eles estão: acesso a universidade; drogas; sexualidade; capacitação; ações na área do esporte; e inserção no mercado de trabalho. Além disso, será realizada, durante a Conferência Estadual, a eleição dos representantes do Tocantins que participarão da Conferência Nacional da Juventude. Mais de 70 municípios tocantinenses realizaram suas conferências municipais de juventude e vão enviar seus representantes a Palmas.
Após os debates, por meio do voto secreto, os delegados municipais vão escolher os 12 nomes que terão a missão de levar a Brasília (DF), durante a etapa nacional da Conferência de Juventude, que acontece de 09 a 12 de dezembro, o resultado dos debates e a demanda da juventude tocantinense.
A Conferência Estadual de Juventude terá seus debates norteados em três eixos centrais de discussão: “Juventude: democracia, participação e desenvolvimento nacional”; “Plano nacional da Juventude: prioridades 2011 – 2015”; e “Articulação das Políticas Públicas de Juventude”. Os temas foram propostos pela Secretaria Nacional da Juventude e estão sendo debatidos em todos os estados brasileiros.
O secretário estadual da Juventude e dos Esportes, Olyntho Neto, disse que a Conferência Estadual é um momento oportuno para a gestão analisar, projetar e planejar as ações para o Tocantins de maneira justa e democrática. Segundo o secretário, os debates serão realizados dentro de um ambiente de grande pluralidade cultural, intelectual e regional. “Teremos jovens indígenas, ribeirinhos, quilombolas, universitários, representantes de movimentos sociais, políticos e empresariais. E, com toda esta diversidade teremos que realizar as discussões e chegar a propostas que agradem e representem as necessidades e a realidade da maioria”, pontuou ao explicar o caráter democrático dos debates na Conferência.
Cultura
A programação do evento também inclui apresentações culturais e musicais. Durante os três dias da Conferência Estadual de Juventude, artistas tocantinenses, dos mais diversos segmentos artísticos, sobem ao palco para se apresentar aos participantes. De acordo com informações fornecidas pela coordenação da Conferência Estadual, optou-se por convidar artistas tocantinenses para compor a programação cultural, ao invés de se contratar grandes artistas de destaque nacional, com o objetivo de democratizar a programação e oportunizar ao jovem artista local o desenvolvimento e a exibição do seu trabalho.
Durante os três dias de evento mais de 15 artistas ou grupos culturais tocantinenses exibem seu trabalho na Conferência. Música raiz, pop rock, pagode, rap, sertanejo e MPB fazem parte do variado cardápio musical preparado pela organização do evento.
O evento
A 2ª Conferência Estadual da Juventude será aberta oficialmente com a presença do secretário Olyntho Neto e diversas autoridades estaduais e municipais. Logo após a abertura oficial, o secretário estadual das oportunidades, Omar Henemann profere a palestra “Democracia, protagonismo juvenil e participação”.
A programação continua durante todo o final de semana e conta com a participação de palestrantes renomados como a sexóloga Laura Muller e do professor Osmar Coutinho. (Ascom Sejuves)