Delegações dos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS's) dos sete estados da Região Norte e representantes do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) participaram de 10 a 13 de agosto do Encontro Descentralizado, sediado em Palmas. Tal evento teve o intuito de elencar e analisar propostas da região em um momento preparatório para o 46º Encontro Nacional CFESS/CRESS, que acontecerá de 07 a 10 de setembro, em Brasília. A iniciativa foi promovida pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/TO) com o apoio do CFESS. A ação foi realizada no auditório do Victoria Plaza Hotel.
A cerimônia de abertura contou com a participação da vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa da Região Norte (ABEPSS), Bruna Irineu, o representante da Executiva Nacional de Serviço Social (ENESSO), Willy Cardoso, a representante do Conselho Federal de Serviço Social, Jane Nagaoka e a conselheira do CRESS/TO, Cliseuda da Silva.
O Encontro Descentralizado é realizado anualmente em todas as regiões do Brasil, e a cada edição é sediado por um dos conselhos. Durante o evento os profissionais discutiram e analisaram propostas em sete eixos de Discussão (Eixo Gestão Administrativo Financeiro; Eixo Comunicação; Eixo Fiscalização e Orientação do Exercício Profissional; Eixo Formação Profissional; Eixo da Seguridade Social; Eixo Ética e Direitos Humanos; Eixo Relações Internacionais). Os participantes avaliaram as deliberações de cada eixo, proporcionando discussão e elaboração de novas propostas para serem levadas ao Encontro Nacional.
Para a presidente do CFESS,Josiane Soares são encontros importantes para preparar a agenda que vai ser executada no conjunto durante os próximos três anos, na dinâmica de cada região. "É momento de aproximação entre os conselhos, de conhecimento das diferenças das realidades. É muito importante fortalecer estes eventos e nós do Conselho Federal de Serviço Social estamos muito contentes com o resultado do conjunto das propostas que foram deliberadas aqui. Este Descentralizado foi um dos Encontros que mais conseguiu incorporar a dinâmica da nova metodologia, as questões que podemos priorizar, o que devemos atualizar nas bandeiras de luta do Serviço Social", avaliou.
Na oportunidade houve a mesa - redonda sobre a "Atual conjuntura, o cenário político, econômico e social do Brasil" com a participação da conselheira presidente do CRESS/TO, Eutália Barbosa e a representante do CFESS, Daniela Castilho.
Durante a temática, a conselheira presidente do CRESS/TO, Eutália Barbosa ressaltou o cenário difícil de desmonte de direitos e a necessidade da classe trabalhadora resistir e reagir diante das contrarreformas que estão sendo impostas. “Os assistentes sociais precisam se reconhecer como parte da classe trabalhadora, pois estamos numa conjuntura que afetam não somente os usuários dos nossos serviços, como também a nós profissionais de Serviço Social, provavelmente nossos postos de trabalhos desaparecerão porque e nossa profissão poderá ser desnecessária na barbárie. Eu acredito na nossa capacidade de resistência e no alinhamento junto à classe trabalhadora", declarou.
Fiscalização e assistência estudantil
Também foi realizado o III Fórum das Comissões de Fiscalização (COFIs) da Região Norte, que socializou o cenário e as dificuldades das comissões de orientação e fiscalização dos conselhos, juntamente com o Seminário de Assistência Estudantil. O evento contou com estudantes da União Brasileira dos Secundaristas, Executiva Nacional de Serviço Social e representantes das instituições de ensino do Estado como a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
Avaliações
A conselheira do CRESS/TO Taciane Oliveira avaliou o Encontro Descentralizado como um momento relevante de debates e construção de propostas. “Um evento importante para categoria por que é um espaço para discutir ações da agenda do conjunto CFESS/CRESS. Tivemos propostas que foram debatidas por meio dos eixos que irão fortalecer nossa profissão”, ressaltou.
O presidente do CRESS/Amapá, Luciano Maia Bezerra salientou que o evento foi um momento de troca de ideias e experiências valiosas. "Tivemos a oportunidade de debater propostas que são de grande importância para construção e manutenção de um projeto ético-político da profissão. O evento nos proporcionou esta facilidade no diálogo, com troca de experiências dos conselhos da Região Norte, onde pudemos ver nossas dificuldades e fragilidades além de avanços dos conselhos", afirmou.
A representante do CRESS/PA Cilene Sebastiana da Conceição Braga avaliou o evento como positivo. "Fomos muito bem acolhidos pela região. Tivemos grandes avanços políticos e o mais interessante é a sintonia neste Encontro Descentralizado. Nós percebemos uma direção política e as propostas e construções de uma forma muito harmoniosa. Foi um encontro muito positivo e saímos com uma Região Norte mais unida", concluiu.
O próximo Encontro Descentralizado da Região Norte está previsto para ser realizado no Amapá (AP).