A Paixão de Cristo 2018 será patrocinada pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. O projeto da Art’Sacra Cia de Teatro foi aprovado para captação de recursos no valor de R$ 289 mil, e a publicação foi feita no Diário Oficial da União, Portaria nº 753, de 14 de dezembro de 2017. O grupo entra agora em fase de captação, para que empresas possam reverter o valor do imposto de renda em patrocínio cultural e garantir a divulgação da marca.
Para o presidente da Art’Sacra, Valdeir Santana, a aprovação da Lei Rouanet, representa uma conquista muito importante para o evento. “Todos os anos, desde a primeira edição da Paixão de Cristo, a parte financeira não permitiu avanços em vários aspectos da apresentação. Nós da direção sempre ficamos muito apreensivos, realizando rifas, galinhadas, feijoadas, pedidos de apoio. Então, com a aprovação desse valor, faremos o evento sem tantas preocupações, no que tange à parte financeira”, adianta.
O diretor fala ainda sobre as inovações que o patrocínio vai garantir ao espetáculo, como intérprete em libras para promover a acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva, monitor para atender às pessoas com deficiência cognitiva, priorização de materiais recicláveis e reutilizáveis, local adaptado para atender as exigências da norma de acessibilidade (ABNT NBR9050), locais prioritários para cadeirantes e pessoas idosas. “Passamos a ter um evento mais sustentável, mais organizado e acessível. Com esse aporte financeiro garantido, começaremos a preparar o evento com antecedência, de modo planejado e seguro, e os colaboradores envolvidos estarão mais motivados a trabalhar pela qualidade e excelência do espetáculo”, ressalta.
Espetáculo
A Paixão de Cristo 2018 acontecerá na Sexta-Feira da Paixão, dia 30 de março de 2018, em local que ainda será definido. Estima-se a participação de cerca de 500 voluntários, dentre equipe técnica, atores e produção. Considerado um dos maiores espetáculos teatrais do Tocantins, o roteiro da próxima edição do tradicional espetáculo já foi finalizado e teve como roteirista o ator Gleyston Galindo, que há 12 anos interpreta Jesus Cristo na Art’Sacra.
O espetáculo da Paixão de Cristo realizado pela Art´Sacra Cia. de Teatro foi instituído no calendário de eventos oficiais do município de Palmas, Lei 2.287, de 10 de janeiro de 2017. Em maio de 2010, a Fundação Cultural do Estado do Tocantins concedeu ao espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo, evento Cultural do Estado, pelos seus trabalhos realizados na área de teatro e formação. Tal reconhecimento ressalta a sua importância na sociedade como uma entidade que fomenta a cultura sacra e popular e colabora desta forma com a formação cultural do Estado do Tocantins.
Para o presidente da Cia Art’Sacra, o sucesso do espetáculo é fruto do resultado de meses de dedicação dos atores e produtores. “Levar ao palco o espetáculo da Paixão de Cristo é uma bênção de Deus. É uma missão de Deus para nós a cada ano”, declara Valdeir Santana.
Recrutamento
A seleção de elenco acontecerá a partir do mês de janeiro de 2018, com inscrições pelo site oficial do grupo. Os testes de elenco acontecerão por meio de exercícios, dinâmicas de teatro e leitura do texto, encaminhado a todos que já realizaram a inscrição. Com exceção de Jesus, todos os personagens estão abertos para escolha, como Maria, Maria Madalena, João Batista, Judas, Pedro, Pilatos, Sacerdotes e Verônica; entre outros. Durante o período de montagem, os atores receberão preparação corporal, interpretação, impostação da voz, improvisação e criação de personagens.
História
A Cia foi fundada em 16 de maio de 2005 por um grupo de jovens apaixonados pelo teatro e que sempre atuavam nas apresentações sacras onde dramatizavam passagens dos Evangelhos e outras temáticas para reflexões litúrgicas e formações socioeducativas na Paróquia Dom Orione, em Palmas.