A parceria firmada entre o Serviço Social da Indústria (SESI), Prefeitura de Palmas (Educação) e Associação Tocantinense de Letras (ATL) nesta última quinta-feira, 22, resultou na reabertura do centro multimídia Indústria do Conhecimento (IC) a estudantes e comunidade em geral na capital. A unidade Sesi Indústria do Conhecimento fica localizada na quadra ACSU NO 10, Conjunto 2, Avenida LO 01 (próximo ao Tribunal de Justiça/ em frente à Praça dos Girassóis) e funcionará de 8 às 19 horas gratuitamente para os interessados no acervo de mais de 1500 livros, revistas e acesso para pesquisas via internet.
A Orquestra Sanfônica Graciosa de Palmas apresentou-se na solenidade de reabertura e assinatura do termo de parceria assistidos por diretores de escolas municipais, membros e colaboradores das instituições parceiras. A assinatura foi feita pelo superintendente do Sesi Tocantins, Charles Alberto Elias, o secretário municipal de Educação, Danilo de Melo Souza e a presidente da ATL, Mary Sônia Matos.
O espaço poderá ser utilizado por escritores e literários, por intermédio da ATL, para o lançamento de livros, realização de oficinas e minicursos como destacou a presidente Mary Sônia. “Daqui sairão grandes projetos na área literária e isso mostra que o Sesi não fica só na placa ou na porta de um prédio. Ele atua junto da sociedade e atua de forma efetiva”, comentou sobre a iniciativa.
A Indústria do Conhecimento está presente em oito municípios do Estado levando inclusão digital e incentivando a leitura. Com as parcerias, o Sesi responsabiliza-se pelos custos fixos de sua infraestrutura e conta com as prefeituras municipais e demais instituições para a disponibilização de recursos humanos e pessoal. O superintendente do Sesi, Charles Elias, agradeceu as parcerias estabelecidas em prol da educação. “O Sesi reconhece e valoriza o trabalho feito tanto pela Academia Tocantinense de Letras como pela Secretaria Municipal de Educação. Nos colocamos à disposição para parcerias fortes como esta que, além de ser benéficas à toda comunidade, trabalha em prol da literatura e da educação”, disse.
Na oportunidade, o secretário municipal da Educação, Danilo de Melo, que representou o prefeito municipal, anunciou projetos para a área de educação e cultura. “Iremos lançar este ano um novo edital para a contemplar a produção literária local com objetivo de aproximar mais ainda o escritor tocantinense de Palmas das unidades escolares. O livro precisa circular na escola”, anunciou.