Em virtude das medidas que estão sendo tomadas no Tocantins para prevenir os riscos de contágio com o Novo Coronavirus (Covid 19) o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Sistema Nacional de Emprego (Sine) orienta a população a buscar os serviços do Sine através das plataformas digitais, Aplicativo Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital diminuindo, assim, a aglomeração de pessoas nas unidades.
Segundo o diretor do Sine, José Alberto Guimarães (Gordo) além da comodidade e agilidade, os aplicativos do Sistema, neste momento, vão garantir segurança e saúde à população: “Nos enquanto gestores estamos tomando todas as medidas possíveis. Na segunda-feira,13, foi realizada a distribuição de máscaras e álcool em gel aos funcionários do atendimento além de reforçarmos as orientações de segurança recomendadas pelos órgãos de saúde. Todavia, quanto menos pessoas precisarem recorrer as unidades menores serão as chances de contágio. Contamos com a colaboração de todos”, conclama o diretor.
Aplicativo Sine Fácil
Com o Aplicativo Sine Fácil, o trabalhador pode pesquisar vagas de emprego disponibilizadas na rede Sine de todo o Brasil, candidatar-se às vagas, que estejam de acordo com o perfil profissional e agendar entrevistas. Pode, ainda, solicitar e acompanhar a situação do benefício do Seguro-Desemprego, consultar o abono salarial, verificar os vínculos empregatícios, bem como atualizar seu cadastro profissional.
Já o empregador pode cadastrar as vagas, pesquisar perfil profissional de candidatos selecioná-los para as entrevistas, acompanhá-las pelo calendário disponível, bem como dar o resultado final no processo seletivo.
Como baixar o Sine Fácil
Qualquer pessoa pode baixar gratuitamente o APP entrando na Play Store do seu celular. Existem duas formas de entrar no Aplicativo, ao baixá-lo haverá a opção “Entrar Com GOV.BR” e “Entrar Com QR Code”, que é o código disponibilizado nas unidades do Sine. Neste caso, para que o trabalhador não precise ir ao Sine ele pode apenas clicar na opção “Entrar Com GOV.BR” e preencher os campos com os dados CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e Estado de nascimento. Todo o processo de instalação e preenchimento é autoexplicativo.
Caso tenham dúvida pode consultar o passo a passo no link https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil/
Seguro Desemprego
Para realizar a solicitação do seguro com o aplicativo Sine Fácil o trabalhador pode buscar a ferramenta na play store de seu celular e fazer o download gratuito. O próximo passo é selecionar a opção “Entrar Com GOV. BR” e preencher os campos com os dados CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e Estado de nascimento. Esses dados também serão pedidos caso o trabalhador deseje fazer a solicitação via Portal Emprega Brasil. Todo o processo de instalação, preenchimento e solicitação do seguro desemprego é autoexplicativo.
Documentos necessários para solicitação do Seguro Desemprego
Para dar entrada no benefício pelo Sine Fácil será necessário confirmar as telas com os dados do trabalhador. Por isso é importante ter em mãos os seguintes documentos:
Documento de identificação; RG e CPF
CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social
Documento de Identificação de Inscrição no PIS/PASEP;
Requerimento de Seguro Desemprego / Comunicação de Dispensa impresso pelo Empregador Web no Portal Mais Emprego;
TRCT (Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho),
Carteira de Trabalho Digital
Já a carteira de trabalho digital pode ser habilitada via Aplicativo CTPS Digital,instalado em smartphones com sistema operacional Android e IOS e a mesma funciona como uma extensão do documento físico. Por meio do aplicativo é possível consultar os contratos de trabalho, em que são disponibilizadas informações referentes aos seus vínculos bem como os dados da empresa contratante, cargos e salários.
Em caso de dúvida consulte o passa a passo no link https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-carteira-de-trabalho-digital/