Os servidores da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) continuam realizando os serviços de liberação, abrir retificação, cancelamento e troca de técnico, além de fornecer informações e tirar dúvidas dos interessados sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Até o momento foram registrados 1026 atendimentos via e-mail, 20 mensagens pelo aplicativo e aproximadamente 50 ligações.
Os serviços citados continuam sendo realizados através do e-mail: car@semades.to.gov.br e por telefone/whatsapp, que funciona recebendo ligações e mensagens temporariamente. Os documentos que eram recebidos no protocolo devem ser encaminhados por e-mail, obedecendo o horário de expediente da Semarh que é das 8h às 14h. As ligações e as solicitações encaminhadas via e mail também seguem o horário de expediente.
O secretário da Semarh, Renato Jayme, frisou que “o órgão segue as orientações do Governo Estadual com o objetivo de evitar a propagação do vírus”. O secretário também destacou que “os canais de comunicação que a Semarh disponibilizou para o cidadão tem obtido resultados satisfatórios e continuaremos sempre em busca do melhor atendimento para o cidadão que procura os nossos serviços, mesmo que seja de forma virtual”.
Os servidores da instituição estão trabalhando para atender as demandas de forma rápida e com qualidade. Segundo o gerente de informações e inteligência ambiental da Semarh, Rodrigo Sellos “o aplicativo de mensagens disponibilizado recentemente pelo órgão, deu mais celeridade para a equipe e auxilia na redução do tempo de espera por parte do proprietário que busca o atendimento”. O usuário que já possui o CAR e preferir fazer alterações poderá realizar normalmente através da liberação via sistema.
A medida adotada pela Semarh de suspender os atendimentos presenciais devido a pandemia do Coronavírus (Covid-19) continua vigente por tempo indeterminado. A decisão busca preservar a saúde pública evitando aglomerações nas dependências da instituição.