Com apresentações artísticas de bandas e fanfarras, o 12º Festival de Artes das Escolas de Palmas (Faes), um dos espetáculos mais esperados da rede municipal de ensino, teve início nessa quinta-feira, 2, na Escola Municipal de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132. O evento segue até sábado, 4, com mais de 300 apresentações nas áreas da dança, música, teatro, poesia ou oratória e banda ou fanfarra.
A cerimônia de abertura foi realizada com a presença da secretária da Educação de Palmas, Cleizenir dos Santos, que agradeceu a todos os profissionais envolvidos na organização do festival, além de parabenizar as crianças pelo envolvimento e dedicação. "Esse é um dos eventos mais importantes da rede municipal, onde as nossas crianças trazem o brilho e encanto das nossas escolas em forma de apresentações. Somos tomados pela emoção de poder reviver esse momento fantástico e mostrar o potencial da nossa rede.”
Dando início às atividades, a banda de percussão da ETI Almirante Tamandaré, dirigida pelo maestro Wallas Alves, encantou o público presente, trazendo cores, afinação e harmonia durante a sua apresentação. "É muita emoção participar dessa edição, ensaiamos muito, demos o nosso melhor, e estamos confiantes na vitória", disse Bruna Moura, estudante do 9º ano.
Para a diretora da unidade, Idelma Bastos, 2021 foi um ano desafiador, e mesmo diante de todo o cenário pandêmico, a escola se uniu, ensaiou, trabalhou duro para fazer bonito nesta edição do Faes. "Meus olhos brilham a cada apresentação dos nossos estudantes, são noites em claro, pensando em figurino, instrumentos, ensaios, e o resultado é fruto da dedicação de todos nós", concluiu.
Além da ETI Almirante Tamandaré, também se apresentaram a banda de percussão da ETI Padre Josimo, a banda marcial da ETI Margarida Lemos, a banda musical da ETI Eurídice Ferreira de Mello, e a fanfarra da ETI Caroline Campelo.
Cada escola apresentou um espetáculo à parte, com organização, disciplina, técnica e muito amor, características que puderam ser apreciados pelo corpo de jurados e público presente. Os alunos provaram que para fazer bonito não importa a idade, muito menos o tamanho, o que vale mesmo é o comprometimento e a realização do sonho de muitos deles: representar sua comunidade escolar em um grande evento.
Os alunos foram avaliados pelo júri técnico formado pelo presidente do Instituto Tocantinense de Apoio às Bandas, Fanfarras, Juventude e Cultura (Itabanfajuc), Julio Iglesias Morais, pelo secretário da entidade, João Paulo Gomes, e pelo musicista da fanfarra das escolas estaduais Santa Rita de Cássia e Maria dos Reis, Matheus da Silva. Além das apresentações na quadra poliesportiva, outras escolas se preparavam para as apresentações de poesia e oratória, no auditório.
O Festival
O Faes é um projeto integrado de festival cultural e encontro com a comunidade escolar. Busca envolver os participantes do processo educacional em um ambiente lúdico e interativo com o objetivo de valorizar a arte e a cultura regional, além do aperfeiçoamento do aprendizado e a melhoria da qualidade da educação. Promovido pela Prefeitura de Palmas desde 2009, a iniciativa reforça o respeito à diversidade cultural e a democratização do acesso à arte, incluindo a participação da comunidade.
Resultados
Modalidade: Bandas e Fanfarras
Categoria: Banda de Percussão
Faixa etária: Mista
Vencedor: Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo
2° lugar: ETI Almirante Tamandaré
Categoria: Fanfarra
Faixa etária: Mista
Única apresentação: ETI Caroline Campelo
Categoria: Banda Marcial
Faixa etária: Mista
Única apresentação: ETI Margarida Lemos
Categoria: Banda Musical
Faixa etária: Mista
Única apresentação: ETI Eurídice Ferreira de Mello
Poesia Infantil
1° lugar ETI Caroline Campelo
2° lugar ETI Margarida Lemos
3° lugar ETI Almirante Tamandaré
Poesia Juvenil
1° Escola Municipal (EM) Beatriz Rodrigues
2° Escola Municipal Sávia Fernandes
3° ETI Almirante Tamandaré
Oratória Juvenil
1° lugar Escola Municipal Beatriz Rodrigues
2° lugar Escola Estadual Dom Alano
3° lugar Escola Estadual Liberdade
Oratória infantil
1° lugar ETI Padre Josimo
2° lugar Luiz Rodrigues