Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Doni Castilho

Foto: Doni Castilho

Nesta semana as atenções estão voltadas para a disputa da 8ª edição do Rally Jalapão, segunda maior prova do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e um dos mais importantes da América Latina. Será mais longa que a edição anterior e terá 60% de trechos inéditos, em seis dias de evento e quatro dias de disputas em mais de 1.400 quilômetros de percurso. Além disso, o evento bate o recorde de inscritos, conta com 92 veículos, computando 118 participantes (pilotos e navegadores), espalhados nas quatro categorias, além das equipes de apoio e equipe técnica. Serão 23 motos, 59 UTVs e 10 carros.

O Campeonato Brasileiro de Cross Country chegou à cidade de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, onde acontece a movimentação (montagem de boxes, vistorias, abertura oficial, briefing, prólogo e largada promocional) nesta terça-feira (21) e foi iniciada a preparação para a largada das etapas de quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado. A largada promocional será em comboio pelas ruas da cidade com saída do Bahia Farm Show às 19 horas.

Depois de muita preparação e últimos ajustes, equipes, pilotos e navegadores disputaram hoje o Prólogo, que definiu a ordem de largada da competição. A disputa foi realizada em um circuito montado de 9,46 quilômetros. E o público teve a oportunidade de acompanhar todo o começo das ações do rali. Para a primeira etapa nesta quarta-feira (22), entre as cidades de Luís Eduardo Magalhães (BA) e Mateiros (TO), a largada será a partir das 8 horas do parque de apoio.

Vencedor entre as motos em 2020 e 2021, o francês Andrien Metge quer mais um título do Rally Jalapão. “A expectativa é grande, dias longos e um dos objetivos é se preparar para o Sertões que acontece em agosto e passará pela região. Estamos preparados para enfrentar grandes desafios, a equipe Yamaha Racing é muito comprometida e unida. Espero uma prova muito dura como é habitual no Jalapão, claro, passando por belíssimas paisagens”, comenta o piloto inscrito na categoria M1 – Rally Moto 1.

Outro inscrito para defender o título do Rally Jalapão entre os UTVs é o bicampeão da prova Denisio do Nascimento, que terá como navegador Gunnar Dums (Bompack Racing) com Maverick Can-Am, na categoria Rally UTV 1. “É um prazer estar Rally Jalapão sempre tem as suas surpresas, vamos ver o que o Arena separou para este ano. E espero que consigamos sair daqui com um bom resultado”, conclui o piloto catarinense.

Ricardo Martins, três vezes campeão, garante que está pronto para a conquista do tetra. “Estou desde 2011 correndo o Rally Cross Country, tendo sido quatro vezes campeão entre as motos. O Rally Jalapão para mim é especial em razão de gostar de andar no tipo de terreno que a prova proporciona e também pelo número de vezes que já venci a prova. O traçado mudou totalmente este ano com boa parte do trecho inédito e é o Jalapão, que já sabemos que é duro e com areia pesada. A expectativa é boa, bem treinado e equipamento bem-preparado para buscar mais uma vitória”, diz o piloto Palhoça/SC.

Entre os carros, o piloto Marcos Baumgart e o navegador Beco Andreotti também estão prontos para o desafio e acharam o roteiro superinteressante. “Vamos para mais uma jornada enfrentar o “terrível” Jalapão, então estamos com aquela ansiedade de conhecer as areias e as tantas dificuldades que já ouvimos falar. Sempre tentamos ao máximo ter o carro extremamente revisado, sabemos que vai exigir muito do piloto/navegador e carro, então nós temos que estar bem-preparados física e emocionalmente e tudo em perfeitas condições”, diz o competidor que está a bordo do Ford Ranger / X Rally na categoria T1B – T1 Brasil.

Entre os pilotos da “casa” estão Cristiano Rocha e Anderson Geraldi na categoria PRO Brasil entre os Carros. “Queremos andar firmes, mas com segurança em todo o roteiro, para completar bem a prova. Conhecemos a região será a sexta vez que a dupla compete junto no Rally Jalapão, mas pelo que vi o roteiro tem tudo para ser uma mistura do puro cross country (dificuldades do Jalapão) e paraíso (belezas naturais e prazer de se competir nessas condições). Estamos muito empolgados!", afirma o piloto de Luís Eduardo Magalhães (BA).

O Rally Jalapão é uma realização de Arena Promoções e Eventos, tem patrocínio do C6 Bank, apoio da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, Prefeitura Municipal de Mateiros e Prefeitura Municipal de São Félix do Tocantins. A supervisão é da CBM - Confederação Brasileira de Motociclismo e CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo.

Resultado do prólogo e a ordem de largada dos cinco primeiros colocados:

Carros

1) 304 Marcos Baumgart /Beco Andreotti, Ford Ranger, X Rally Team, (1) T1B, 07min20seg6

2) 368 Julio Capua/Emerson Cavassin, Toyota Hilux, Rmattheis, (2) T1B, 07min37seg5

3) 309 Marcos Moraes /Fabio Pedroso, Polaris Rzr Pro Xp, Mem Motorsport, (1) T4, 07min54seg2

4) 346 Augusto Jose Montani/Valter Cardoso, Ford Ranger

X Rally Team, (3) T1B, 07min55seg8

5) 326 Pedro Prado Filho /Josi Koerich, Ford Ranger, X Rally Team, (3) T1B, 08min06seg9

Motos

1) 1 Adrien Metge, Yamaha Wr 450f, Yamaha Ims Rally Rally Team, (1) MT1, 06min57seg9

2) 19 Gabriel Soares, Honda Crf 450 Rx, Honda Racing Brasil Rally, (1) MT2, 07min00seg4

3) 21 Martin Duplessis, Honda Crf 450 Rx, Honda Racing Brasil Rally, (2) MT1, 07min00seg8

4) 4 Ricardo Martins, Yamaha Wr 450f, Yamaha Ims Rally Rally Team, (3) MT1, 07min07seg1

5) 7 Gabriel Bruning, Yamaha Wr 450f, Yamaha Ims Rally Rally Team, (2) MT2, 07min12seg0 

UTVS

1) 101 Denisio Do Nascimento/ Gunnar Dums, Can-Am Maverick X3, Bompack Racing, (1) UT1, 06min57seg5

2) 117 Bruno Varela/Gustavo Bortolanza, Can-Am Maverick X3, Varela Can-Am Monster Energy, (2) UT1, 06min59seg9

3) 109 Otávio Leite / Wladimir Crunenberg, Can-Am Maverick X3, Transmáquinas Racing, (3) UT1, 07min08seg4

4) 120 André Hort/Idali Bossi, Can-Am Maverick X3, Mh Racing- Cotton - F Tech, (4) UT1, 07min10seg9

5) 06 Tomas Luza/Robson Schuinka, Can-Am Maverick X3, Cotton Racing, (1) UT2, 07min15seg1