Faz parte do escopo de ações da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a verificação de produtos têxteis, dentre eles roupas em geral.
Nesse sentido, a equipe da área de Qualidade da Agência de Metrologia periodicamente visita os estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas para verificar se as mercadorias destinadas à comercialização estão condizentes com a legislação vigente.
Na semana de 10 a 14 de abril, os técnicos metrológicos estiveram na região sul de Palmas e percorreram onze empresas para a verificação do segmento têxtil. De acordo com a presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira, a ação faz parte do Plano de Trabalho pactuado junto ao Inmetro e visa observar se os produtos estão em conformidade com as normas.
Roupas – o que o consumidor deve observar na etiqueta
Os produtos têxteis devem ter todas as informações contidas na etiqueta e precisam contar com a presença do selo de qualidade do Inmetro. Roupas íntimas e artigos têxteis em geral devem atender ao regulamento de conformidade estabelecido pelo Inmetro. Dentre o conjunto de informações obrigatórias, devem constar nas etiquetas dos produtos dados do fabricante ou do importador, CNPJ da empresa fabricante ou importador, país de origem, composição têxtil, cuidados de conservação e indicação de tamanho. Todas as informações devem estar escritas em português.
Vale destacar que algumas pessoas têm reações alérgicas com o contato da pele com alguns tecidos. Por isso, é fundamental que o consumidor saiba qual é o produto que está adquirindo. A etiqueta é a orientação de segurança ao usuário e a garantia de que o uso correto não trará problemas.
Além disso, é de suma importância que o consumidor exija a nota fiscal, pois o documento é a garantia no caso de troca, direitos e reclamações.