Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A Enel Green Power (EGP) realiza nessa quarta-feira, 17, em parceria com a Defesa de Civil do município de Araguaína, uma nova testagem técnica de som das sirenes da Usina Hidrelétrica Corujão. A segunda avaliação do sistema começa às 8h e se estende até o meio-dia. Neste intervalo, as sirenes serão acionadas algumas vezes. A Enel Green Power reforça que, durante os testes, não será necessário o deslocamento de moradores do entorno da hidrelétrica para rotas de fuga ou pontos de encontro.

A testagem das sirenes integra as atividades previstas no Plano de Ação de Emergência (PAE) da hidrelétrica Corujão, que adequa a unidade à Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010). No dia 29 de março, a EGP e a Defesa Civil municipal realizaram a primeira rodada de testes do sistema sonoro. A empresa também já instalou a sinalização das rotas de fuga e realizou reuniões e workshops com a comunidade que vive nas proximidades da hidrelétrica, com o objetivo de difundir a cultura de segurança entre os moradores. No dia 27 de maio, a EGP, a Defesa Civil e a Prefeitura de Araguaína irão realizar um simulado de evacuação da usina hidrelétrica, que contará com a participação de moradores locais.

“As atividades relacionadas ao Plano de Ação de Emergência têm caráter preventivo. São medidas adicionais que estão alinhadas à cultura de prevenção, que é uma prioridade absoluta para a Enel Green Power. Seguindo o padrão de segurança da companhia, a usina Corujão é monitorada 24h por dia, sete dias na semana, utilizando sistemas remotos, com transmissão em tempo real. Com os testes e simulados, buscamos promover uma mudança na cultura de segurança da população”, explica Juliana Martins, gerente de Segurança de Barragens e Infraestrutura Civil da companhia.