Bilhete premiado, saidinha do banco, falso sequestro, cartão retido no Caixa Eletrônico. Os golpes financeiros continuam vindo de muitas formas e, na maioria das vezes, atingem pessoas idosas que recorrem à Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em busca de ajuda para tentar reaver os valores perdidos.
Segundo a defensora pública Elydia Leda Barros Monteiro, há golpes que chegam a valores exorbitantes que deixam a pessoa sem dinheiro ou com empréstimos indevidos. Entre os alertas que a Defensora Pública faz estão as abordagens nas ruas que sugerem fazer a movimentação financeira na agência bancária.
“Sempre desconfie, também, de propostas fáceis para receber dinheiro e de enriquecimento rápido ou oferta de bens. Não aceite a ajuda de qualquer pessoa. Cheque sempre, antes de firmar qualquer compromisso, fornecer dados pessoais ou transferir dinheiro”, aponta Elydia Monteiro.
Pós-golpe
Caiu em um golpe. E agora? A orientação da Defensoria Pública é que se procure a Delegacia para registrar a ocorrência policial para que se tente identificar os fraudadores. Em alguns casos específicos a Instituição também pode atuar com a judicialização da demanda, principalmente em golpes que envolvam cartões de crédito que foram trocados no caixa eletrônico ou obtidos por meio de fraude.
“Apesar de ter o cartão e a senha, é necessário que a pessoa seja identificada como usuária do cartão, então, é obrigação da empresa fazer essa conferência. Nestes casos, podemos atuar e notificar a empresa”, explica a defensora pública.
Porém, segundo Elydia Monteiro, infelizmente, na maioria das vezes, não há o que fazer. Por isso, a melhor forma é prevenir-se e desconfiar sempre.
Veja outras dicas de segurança
· Não aceite ofertas de enriquecimento rápido e não conversar com pessoas estranhas que ofereçam dinheiro ou bens;
· Não aceite ajuda de qualquer pessoa e prefira utilizar os caixas eletrônicos dentro da agência bancária;
· Nunca assine nada sem ler ou algum papel em branco, e desconhecendo o empréstimo, procurar o banco ou a delegacia de polícia mais próxima;
· Nos casos de falso sequestro, busque auxílio de alguém para entrar em contato com o familiar supostamente sequestrado ou com pessoas próximas a ele e nunca repassar valores em dinheiro;
· Não exponha sua vida pessoal a desconhecidos;
· Jamais confirme informações pessoais por telefone, se precisar conferir algo consulte o seu gerente.