Um homem de 27 anos foi indiciado nessa quarta-feira, 30, pela Polícia Civil, pelo crime de tentativa de roubo com aumento de pena por violência ou grave ameaça exercida com emprego de arma branca, tendo como vítima o vizinho idoso, de 75 anos, o qual ficou gravemente lesionado. O crime ocorreu em Conceição do Tocantins no último dia 13 de agosto.
As investigações iniciaram logo após os registros dos fatos na Central de Atendimento da Polícia Civil em Dianópolis, oportunidade em que policiais militares registraram uma ocorrência em que foram acionados para averiguar o fato de um idoso ter sido encontrado caído e ferido nos fundos de sua residência no Setor Brasil, em Conceição do Tocantins. O idoso foi socorrido e encaminhado para o Hospital de Arraias e posteriormente ao Hospital Regional de Porto Nacional.
Conforme informado pela PM, vizinhos da vítima acionaram a guarnição informando, inicialmente, que a vítima estava sendo agredida pelo filho, fato descartado no decorrer das investigações, uma vez que o filho estava em uma fazenda na zona rural. A própria vítima disse à equipe médica que não havia sido seu filho, mas um vizinho.
Os policiais militares relataram que encontraram a vítima "caída no quintal com dois cortes na cabeça, consciente, mas atordoada." Após realizarem uma varredura nos arredores encontraram um pedaço de madeira sujo de sangue, o qual foi entregue na 104ª Delegacia de Conceição do Tocantins.
Durante as investigações foi apurado que uma vizinha, ao ouvir os pedidos de socorro da vítima, acionou outros vizinhos, que ao chegarem ao local já encontraram a vítima sozinha caída ao chão. Entretanto, um vizinho recém-chegado na cidade foi visto conversando com a vítima minutos antes. "Esse mesmo vizinho, que de fato é autor do crime, percebendo a movimentação, foi até o local de banho tomado, fato que chamou a atenção dos demais e ainda interagia com a vítima", conta a delegada Melícia Ganzarolli Resende.
Motivação
Segundo a própria vítima, a motivação do crime seria dinheiro. "A vítima declarou que foi o vizinho que lhe agrediu com um pedaço de pau, o atingindo pelas costas, e depois começou a lhe golpear com um facão. Disse ainda que o autor queria roubar o dinheiro que ele tinha costume de levar no bolso e que só não consumou o ato porque ele gritou e porque o dinheiro estava guardado dentro de casa", relatou a delegada, informando que o idoso reconheceu o autor por foto e, posteriormente, foi realizado o reconhecimento pessoal.
No decorrer das investigações, o autor compareceu espontaneamente à 104ª DP e negou as acusações, informando que estava tomando banho no momento dos fatos. "Indagado sobre a vítima ter feito o reconhecimento após visualizar a foto, ele disse que não procedia pois estava tomando banho e que os vizinhos haviam visto ele chegar ao local".
Mesmo com a negativa, os policiais civis aprofundaram as investigações no sentido de averiguar todas as circunstâncias do fato, não restando dúvida quanto à autoria do crime.
Extensa ficha criminal
O autor tem extensa ficha criminal e possui várias passagens por furtos e roubos em Dianópolis, Almas e até em Campos Belos (GO). "Ele se disfarça de trabalhador para praticar delitos como roubos e furtos, e possui várias passagens pela prática de crimes cometidos no entorno de onde reside", conclui a delegada.
Os facões utilizados no crime também foram localizados e apreendidos pela Polícia Civil, bem como o relógio do autor que ajudou a identificá-lo.
O indiciado foi preso no último dia 22 em cumprimento a mandado de prisão preventiva, após representação da autoridade policial e deferimento da justiça. Ele foi encaminhado para unidade prisional de Arraias, onde permanece à disposição do Poder Judiciário. (SSP/TO)