Joicy da Silva Tavares, de 21 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira, 4, no Hospital Geral de Palmas (HGP). Ela estava internada na unidade após sofrer queimaduras de terceiro grau em explosão em restaurante de Palmas na tarde dessa quarta-feira, 3.
Ela e mais três pessoas foram hospitalizadas após o acidente. Joicy era funcionária do restaurante. Das vítimas, uma pessoa sofreu queimadura de segundo grau e três de terceiro grau. Estas três foram encaminhadas para o HGP, sendo Joicy uma delas.
O restaurante fica localizado na Quadra 1.206 Sul. De acordo com informações da Polícia Militar, uma funcionária foi colocar álcool em equipamento utilizado para manter os alimentos aquecidos, causando a explosão. A funcionária não percebeu que o equipamento estava com as chamas ligadas e o fogo teria atingido recipiente com álcool que estava na mão dela, causando as queimaduras e dando início ao incêndio no lugar.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO) confirmou a morte, destacando os esforços das equipes multiprofissionais. "A SES-TO destaca que mesmo com todos os esforços das equipes multiprofissionais, a paciente Joicy da Silva Tavares foi a óbito, na madrugada da quinta-feira, 04, motivo pelo qual a Pasta lamenta e se solidariza com familiares e amigos", comunicou a Pasta.
O Conexão Tocantins pediu atualização sobre o quadro de saúde das outras duas pessoas encaminhadas ao HPG, mas a SES-TO pontuou que com base na resolução n° 1.638/2002 do Conselho Federal de Medicina, não é autorizada a repassar informações contidas nos prontuários dos demais pacientes, sem o consentimento de familiares ou responsáveis legais.
Saúde
Após a explosão, a saúde municipal e estadual divulgaram notas com informações. A Saúde de Palmas (Semus) comunicou que o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) foi acionado às 13h30 para atender a uma ocorrência no Restaurante Temperus, na quadra 1.206 Sul, e tão logo foi informado sobre o ocorrido, acionou duas ambulâncias, inclusive uma delas equipada com UTI móvel para prestar atendimento às vítimas.
A Semus informou também que a chegada da primeira ambulância ocorreu às 13h38 com rápido atendido às vítimas e saída do local às 13h45 com destino a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte e Hospital Geral de Palmas (HGP). Ao todo foram socorridas pelo SAMU quatro pessoas que apresentavam o seguinte quadro: Uma pessoa com queimadura de segundo grau (UPA Norte); Três pessoas com queimaduras de terceiro grau (HGP). (Matéria atualizada às 09h22min)