Começa nesta sexta-feira, 14 de junho, o prazo de inscrições para o curso eletricista industrial, realizado em uma parceria entre VLI (empresa de logística que opera na Ferrovia Norte-Sul), Prefeitura de Porto Nacional e Senai. A iniciativa visa capacitar moradores, oferecendo-lhes habilidades técnicas e conhecimentos especializados que são altamente demandados no mercado de trabalho.
Segundo o secretário Distrital de Luzimangues, Júnior Almeida, essa formação abre portas para inúmeras oportunidades de emprego, especialmente em um setor tão vital quanto o industrial. “Hoje a qualificação profissional contribui para o desenvolvimento econômico local, ao formar profissionais competentes que podem atuar em diversas indústrias, que hoje temos em nosso distrito”, disse.
Sheila Lauterer, gerente de Operação TIPN (Terminal Integrador de Porto Nacional), destacou a importância da sustentabilidade e da educação para a VLI: “Nossa missão dentro da VLI é transformar a logística do país de forma sustentável. E quando a gente fala em sustentabilidade, um dos pontos mais importantes é gerar valor nas comunidades onde estamos inseridos. A educação é, sem dúvida, um dos principais valores a ser deixado para uma comunidade. No caso do curso de eletricista industrial, parceria com a prefeitura e o Senai, além de educação, estamos formando uma mão de obra especializada que, num futuro próximo, vai poder ser absorvida não só pela VLI, mas pelas demais empresas que todo dia se instalam no distrito de Luzimangues. Nós do TIPN temos muito orgulho de contribuir para isso com esse projeto e esperamos expandir para os demais territórios onde nossa companhia está”, frisa a gerente.
Serão disponibilizadas 25 vagas gratuitas. As inscrições podem ser feitas nesta sexta-feira, dia 14, das 9 às 17 horas, na Rua Miracema, lote 5, sala 3 (ao lado do cartório, próximo à subprefeitura), em Luzimangues. Podem se inscrever moradores de Luzimangues, de ambos os sexos, acima de 18 anos e com Ensino Fundamental completo.
As aulas começarão no dia 17 de junho e vão até 26 de setembro, ocorrendo de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas. A VLI irá disponibilizar aos alunos uniforme, kit escolar, lanche e visitas técnicas ao Terminal Integrador de Porto Nacional (TIPN).