O projeto "Irmandade Sangrenta", um roteiro cinematográfico escrito pelo cineasta Alex Rocha, ganha vida após ser contemplado pela Lei Paulo Gustavo estadual. A trama, que mescla aventura, drama e uma abordagem sensível sobre traição, perseguição, relações de amizade estreitadas que se amarra na questão social, promete levar o público a uma jornada emocionante pelas paisagens deslumbrantes do Tocantins.
O filme acompanha a história de três motociclistas que atravessam o Jalapão em uma viagem marcada por tensões, reflexões e a busca por compreensão mútua. O desfecho acontece em um grande evento motociclístico, onde segredos são revelados e relações postas à prova.
Alex Rocha destaca a importância de incentivos culturais para o surgimento de novas narrativas no cinema nacional: “O Brasil é plural e diverso, e por muito tempo tivemos muitas histórias apagadas. Leis de incentivo colaboram para que novas vozes possam ser ouvidas e que mais pessoas se sintam representadas nas telonas”.
Ainda de acordo com Rocha, o roteiro foi desenvolvido a partir de uma profunda imersão cultural, com visitas dele ao Jalapão em viagens de motocicleta, participação no Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (Frapa) e cursos na Academia Internacional de Cinema (A.i.C). Além disso, contou com a mentoria do cineasta Justino Vettore.
Sinopse do Filme
Flávio, um dos fundadores do moto clube Irmandade Sangrenta, recebe a missão de investigar a relação entre seus companheiros, Caveira e Paulo. Movido por ambição, ele aceita o desafio, embarcando em uma viagem através das estradas arenosas do Jalapão. Ao longo do trajeto, os três motociclistas enfrentam desafios físicos e emocionais que colocam à prova suas lealdades. O conflito atinge seu ápice durante um grande evento motociclístico, quando segredos ameaçam romper os laços da irmandade.
Oficinas de Roteiro: Formação Cultural Acessível
Como contrapartida social do projeto, Alex Rocha e Justino Vettore ministrarão oficinas de roteiro em 2025 com o tema "Como fazer um roteiro de ficção com elementos da cultura regional". O objetivo é capacitar novos roteiristas e valorizar histórias locais.
Mentor de Alex Rocha, o cineasta Justino Vettore ressalta: “O bacana do projeto do Alex é que, além das experiências adquiridas por ele, ele oportuniza que outras pessoas possam conhecer o universo da escrita para o cinema”.
Informações sobre as Oficinas:
• Modalidade Online: 8 e 15 de fevereiro de 2025, das 14h às 18h.
o Inscrições até 25 de janeiro de 2025: forms.gle/w69P4ga27cZr9ugz8
• Modalidade Presencial (UFT - Campus Palmas, Laboratório do Curso de Teatro): 15 e 22 de março de 2025.
o Inscrições até 25 de fevereiro de 2025: forms.gle/pEgL8vdBoow15uJcA
A lista de selecionados será divulgada no Instagram do projeto @irmandadesangrenta.lpg e no site irmandadesangrenta.com.